Depressão – O que é

Publicidade

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens possam ter crises de depressão em alguma fase da sua vida e as crianças também podem ser afetadas.

Não existem dados concretos em relação à sua frequência em Portugal, mas as estimativas referem valores de 2 a 3% para os homens e de 5 a 9% para as mulheres para as formas mais graves de depressão e valores superiores a 20% para formas mais ligeiras da doença.

 

O que distingue uma depressão da tristeza?

A depressão constitui uma patologia que pode passar despercebida, uma vez que os seus sintomas podem ser atribuídos a outras causas (como doenças físicas ou stress).

 É importante perceber que todos podem estar tristes, mas que esses sentimentos duram pouco tempo, pelo contrário, na depressão ocorre interferência com as atividades do dia-a-dia associadas a um sofrimento intenso. Como tal, a depressão, embora comum, é uma doença grave. 

Muitos doentes com depressão não procuram tratamento, embora existam formas eficazes de a tratar.


Dúvidas relacionadas


Amigdalite – O que é

A dor de garganta (cuja designação clínica é odinofagia) é um sintoma frequente. Pode significar um processo inflamatório da orofaringe, isto é, das amígdalas ou da faringe. No primeiro caso, estamos perante uma amigdalite. No segundo trata-se de uma faringite aguda.

A amigdalite é uma inflamação geralmente aguda, mas que também pode ser crónica, das amígdalas palatinas por bactérias ou por vírus. Estas, tais como os adenoides, são tecidos linfoides que quando em bom estado ajudam a prevenir infeções.


É possível baixar o colesterol com dieta?

Para baixar o colesterol é necessário adotar uma dieta pobre em gorduras animais e rica em fibras, realizar atividade física regularmente e, em alguns casos, usar medicamentos prescritos pelo médico.


Sinto vertigem frequentemente, o que pode ser?

Vertigem constante é um sintoma muito comum e pode se apresentar em diversas doenças, que afetam diferentes sistemas do corpo. As principais causas de vertigem frequente incluem:


Descolamento da retina – Sintomas

Manifesta-se com “flashes” de luz, escurecimento da visão periférica e pontos flutuantes no campo visual, habitualmente sem dor associada. Deve recorrer rapidamente um serviço de urgência oftalmológica para a realização de cirurgia.


Publicidade
Publicidade

Nova Lima Consultorio Medico Marconi Jose Assis Teodoro – Nova Lima – RJ



Eliana Bettoni Andrioni – Barueri – SP



Lucio Moraes Lanziere – Cataguases – MG