Consultórios e Clínicas - AcupunturistaEncontre Acupunturista com Preço Acessível
Espaco Terapeutico Buscar Ltda – Rio Claro – SP
Jose Arinos Gandra – Belo Horizonte – MG
Sheila Maria Capistrano Ferreira Pouso Alegre – Pouso Alegre – MG
Clínica Popular em Peixoto de Azevedo – MT
Alpi Marques Medicina Integrada – Rio De Janeiro – RJ
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Há alguns anos a Acupuntura era apenas uma forma de tratar, que gerava curiosidade de alguns e desconfiança de muitos. Nos anos 90 foram investidos grandes esforços e união por parte dos médicos precursores, no sentido de organizar, formalizar e incluir a Acupuntura como tratamento e especialidade médica.
O médico acupunturista deve possuir habilidade para realizar consulta e procedimentos médicos que estabeleçam diagnóstico adequado ao tratamento. A acupuntura médica o habilita a examinar com minúcia, discernindo a necessidade do aprofundamento investigatório com a solicitação de exames de imagem ou de exames laboratoriais contribuindo na exactidão diagnóstico. Finalmente, se for necessário, prescreverá medicações adequadas à patologia, conduzindo da melhor maneira o tratamento.
Os conceitos da medicina chinesa provém de um saber tradicional e de uma Medicina Milenar, cujo raciocínio especifico se somará a formação médica.
Assim o aprofundamento sobre esta especificidade de olhar oportuniza um grande numero de abordagens extremamente benéficas à percepção da doença e do doente.
Para adquirir este conhecimento é preciso estudar por durante no mínimo 30 meses em cursos médicos específicos e reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina e depois por toda uma vida aprofundando o domínio em Filosofia chinesa e Cultura Chinesa, Anatomia e trajeto dos Meridianos, conceitos de adoecimento e síndromes energéticas, pontos de acupuntura, técnicas de agulhanto, micro sistemas, farmacopéia chinesa .
Também são estudados os conceitos da Acupuntura como ciência contemporânea que compreendem que a introdução de uma agulha é também um fenómeno de abordagem neuroperiférica com o desencadeamento de reações bioquímicas e moleculares envolvidas e cuja resposta se manifesta nos numerosos efeitos benéficos tão conhecidos da Acupuntura.
Somos então médicos duplamente!
O profissional médico Acupunturista é de fato um profissional cujo treinamento permanente lhe confere seguranca para atuar muito além de uma sessao de Acupuntura. A excelencia de atendimento é imprescindivel em tempos de banalizacao. E é ela que determinará o sucesso do tratamento.
A sociedade , o meio médico e os pacientes devem compreender a singularidade do profissional médico Acupunturista. Atuamos em áreas diversas como dor, stress, problemas músculo esqueléticos não cirúrgicos, ginecológicos, oncológicos, as vezes ofertando beneficio secundário, as vezes sendo a solução final.
Portanto, nossa tarefa vai muito além do agulhamento, que deve ser feita de forma responsável e com excepcional técnica. Nossa obrigação maior é exercer a medicina de forma exemplar somando o conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa cuja sabedoria nos ensina que o equilíbrio e a harmonia residem em escolhas conscientes e verdadeiras e nunca em fantasias ou misticismo.
O que é Acupuntura?
A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.
As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação no corpo, causando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.
Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados e sob orientação de um médico.
Acupuntura – Acupunturista
Para que serve Acupuntura?
A acupuntura utiliza várias técnicas que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como:
Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;
Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;
Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;
Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
Distúrbios de sono: insônia e agitação.
Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, por exemplo. Veja mais sobre outros benefícios da acupuntura.