Consultórios e Clínicas - Alergista e ImunologistaEncontre Alergista e Imunologista com Preço Acessível
Francisco Lopes Vaccas – Cascavel – PR
Rim Clin Saude Dos Rins – Rio De Janeiro – RJ
Imunocamp Vacinas – Campinas – SP
Amanda Alcantara Fisioterapia Ltda – Recife – PE
Ceo Ii Caladinho – Coronel Fabriciano – RJ
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
A especialidade de Alergia e Imunologia é um ramo relativamente recente na história da Medicina, embora várias doenças alérgicas tenham sido descritas desde a Antiguidade, como a asma e a alergia alimentar. O conceito de “alergia”, terminologia criada por Clemens von Pirquet em 1903, enfrentou resistência em sua aceitaçao inicial, por ter ido de encontro aos paradigmas estabelecidos na época que consideravam que o sistema imune era essencialmente protetor e nao poderia ser o “causador” de doenças. Com o passar das décadas, o termo alergia estabeleceu-se, em paralelo ao aumento da prevalência de doenças alérgicas, em funçao da expansao da industrializaçao, urbanizaçao, mudanças no estilo de vida, desenvolvimento de antibióticos e vacinas, mudanças climáticas e poluiçao ambiental.
O que é um Alergista Imunologista
Vários aspectos indicam que a especialidade de Alergia e Imunologia tem um enorme potencial de crescimento, ampliaçao do escopo de atuaçao e valorizaçao pela comunidade médica e sociedade. Dentre estes, destacam-se o impacto epidemiológico das doenças alérgicas, o amplo espectro das doenças alérgicas e desordens imunológicas, o acometimento de pacientes de todas as faixas etárias, a evoluçao no conhecimento dos mecanismos de desordens alérgicas e imunodeficiências, a identificaçao de novos alvos terapêuticos, o desenvolvimento dos imunobiológicos e as diversas interfaces da especialidade. A Alergia e Imunologia tem interface com a Pneumologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Infectologia e Hematologia. Além disso, o especialista em Alergia e Imunologia é um profissional que pode atuar em diferentes níveis de atençao médica, bem como em açoes de prevençao e promoçao à saúde, e também em pesquisas clínicas.
Atualmente, as doenças alérgicas constituem uma questao de saúde pública, acometendo em torno de um bilhao de pessoas no mundo, gerando um grande impacto nos sistemas de saúde pública e privada, com altos custos diretos e indiretos, bem como comprometimento significativo da qualidade de vida dos pacientes e familiares. No Brasil, estima-se que em torno de 30% da populaçao seja acometida por uma ou mais doenças alérgicas. Certamente, a melhoria da assistência aos pacientes com doenças alérgicas implica na elaboraçao de políticas de saúde, programas de atençao primária, expansao de ambulatórios especializados e centros de referência. Em todas estas instâncias, há necessidade da atuaçao de especialistas em Alergia e Imunologia, quer seja na capacitaçao de profissionais de saúde na atençao primária, no planejamento e gerenciamento de programas de prevençao e assistência, e na atençao médica secundária e terciária.
Por outro lado, embora as imunodeficiências primárias (IDP) permaneçam como doenças raras, os avanços no diagnóstico e tratamento propiciaram aumento na identificaçao de casos de IDP, melhora da sobrevida e qualidade de vidas dos pacientes, permitindo que uma parcela destes atinja a vida adulta, desde que precocemente diagnosticados e com o tratamento adequado. Dentre estes progressos destacam-se a identificaçao de novas síndromes, o diagnóstico molecular e genético, o desenvolvimento da triagem neonatal de imunodeficiência grave combinada (SCID), a ampliaçao do acesso a terapias de reposiçao com imunoglobulina humana, o aumento do número de transplantes de medula óssea, o desenvolvimento de novos tratamentos, como para o angioedema hereditário e as desordens autoinflamatórias. Assim sendo, a assistência a pacientes com IDP é uma área de atuaçao com potencial para expansao, embora ainda limitada pelo alto custo dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, alta complexidade e assistência restrita aos grandes centros de pesquisa e ensino. O contingente de pacientes com imunodeficiências secundárias também aumentou em decorrência dos avanços no tratamento da infecçao pelo HIV/AIDS, doenças autoimunes, neoplasias malignas e transplantes de órgaos. O imunologista é um profissional capacitado para atuar interdisciplinarmente em pesquisas clínicas e no manejo de pacientes com imunodeficiências secundárias.
Atividade de um Alergista Imunologista
O alergista e imunologista é um especialista diferenciado, que, embora seja especializado em uma área específica do saber médico, a prática clínica o coloca próximo de clínicos, pediatras e geriatras, uma vez que presta assistência a pacientes de todas as faixas etárias e exige o domínio da abordagem integral do paciente, pois as doenças alérgicas e imunológicas apresentam um amplo espectro de manifestaçoes clínicas acometendo diversos órgaos e aparelhos e, frequentemente, os pacientes apresentam duas ou mais condiçoes alérgicas concomitantes.
Consulta Popular Alergista e Imunologista
Entre os sintomas que podem indicar a necessidade de ser avaliado por um alergista e imunologista estão:
Alergias respiratórias constantes;
Erupções de pele;
Coceira intensa e prolongada na pele;
Feridas com ou sem pus;
Dermatites;
Infecções frequentes;
Reações alérgicas após comer ou mudar de ambiente;
Coceira nos olhos.
Em geral, o especialista começa a investigação dos quadros patológicos solicitando um teste de alergia. O procedimento auxilia na investigação dos fatores que podem estar despertando uma reação alérgica e, por consequência, afetando seu sistema imunológico.
Em geral, o especialista começa a investigação dos quadros patológicos solicitando um teste de alergia. O procedimento auxilia na investigação dos fatores que podem estar despertando uma reação alérgica e, por consequência, afetando seu sistema imunológico.
Área de Atuação Alergista e Imunologista
Alergia, Imunologia Pediátrica Alergista e Imunologista