Ana Paula Vieira Tomaz – Itumbiara – GO

Publicidade

Ana Paula Vieira Tomaz - Itumbiara - GO

Consultórios e Clínicas. A prática diária as decisões tomadas para resolver o problema do paciente são usualmente baseadas na aplicação consciente da informação avaliável por regras explicitamente definidas.

Consultas Popular em Centro – Itumbiara – GO

Endereço: Av Adoniro Martins Andrade, 56 Sala 04 – Centro – Itumbiara – GO
Cep: 75503280

Tipo de Estabelecimento: Ambulatório
Tipo de Unidade: Consultório
CNES: 9052763

Atividade base Reabilitação

Conjunto de ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, proteger a saúde e prevenir agravos, de modo a contribuir para autonomia, acesso à direitos e participação em todas as esferas da vida social.

Telefone Ana Paula Vieira Tomaz: (64) 3431-3622

Encontre Consultórios e Clínicas em Centro – Itumbiara – GO

Publicidade

Consultórios e Clínicas – Cirurgião Geral em  Centro - Itumbiara - GO 

Fique Sabendo?


Entorse do joelho – Causas

Os desportos que envolvem acelerações e desacelerações, como o basquetebol, futebol, hóquei em campo, ski, são os que mais se associam a entorses do joelho, sobretudo afetando o ligamento cruzado anterior.

 

Contudo, este tipo de lesão pode ocorrer em qualquer desporto no qual ocorra movimento com aceleração e rotação do joelho.

 

No futebol, o trauma ocorre com o pé fixo ao solo, ou preso à perna do adversário, ocorrendo rotação anormal interna ou externa do fémur em relação à tíbia. Os ligamentos e meniscos são submetidos a um stress acima do suportado desencadeando um reflexo com contratura dos músculos da coxa, na tentativa de proteger a articulação.

 

Quando a energia do trauma é superior a este mecanismo de defesa, há deformação e ruptura das estruturas envolvidas. O resultado são as distenções musculares, estiramentos e roturas ligamentares e meniscais.

 

As entorses com o indivíduo agachado e que roda o joelho de maneira anormal também podem lesar e, estatisticamente, estão mais ligados a lesões dos meniscos. Ocorre, por exemplo, quando um escalador move o joelho de maneira anormal e súbita para subir uma rocha.

 

Outro mecanismo de lesão é a desaceleração súbita, classicamente, quando o indivíduo chuta o ar ao invés da bola, ou o adversário, no caso de lutas. Esta é a forma mais comum de lesão isolada ao ligamento cruzado anterior.

 

Como se referiu, o ligamento mais afetado nas entorses é o ligamento lateral interno. Este ligamento pode ser lesado na sequência de uma pancada na face externa do joelho, sobretudo se o pé estiver bem assente no chão no momento da pancada. Essa pancada força o joelho a deslocar-se para o lado de dentro e distende o ligamento causando dor na face interna do joelho. Nesses casos, o joelho parece perder a sua força e ceder do lado de dentro.

 

Uma entorse da face externa do joelho, afetando o ligamento lateral externo, é causada por uma pancada na face interna do joelho, que força o joelho para fora. Este tipo de lesão é mais rara porque é menos provável uma pancada na face interna do joelho.


Rastreio do colo do útero – O que é

O rastreio do colo do útero faz-se por citologia, isto é, teste de “Papanicolau” em lâmina (método convencional) ou citologia em meio líquido.

 O rastreio oportunista, isto é, não organizado e realizado na consulta de ginecologia, faz parte da prevenção secundária do cancro do colo do útero, como o rastreio organizado.

 A prevenção primária, inclui as vacinas contra o HPV. Existem dois tipos de vacina, a bivalente que cobre dois tipos de vírus HPV (16 e 18) e a quadrivalente, que também, previne contra o HPV 6 e 11, responsável pelos condilomas.

 Existem indicações nacionais e internacionais para o rastreio, com a citologia, que iremos apresentar:


Vulvite – O que é

A vulvite não é uma doença em si mesma mas uma inflamação das pregas cutâneas da vulva, que corresponde à região mais externa dos órgãos genitais femininos. Essa inflamação pode resultar de uma infeção, alergia ou lesão.

A vulva é especialmente suscetível a processos inflamatórios, dada a sua localização exterior, a sua humidade e temperatura. Este tipo de perturbação, tal como inúmeras outras afeções dermatológicas, apresenta um importante impacto funcional, estético e psicológico.

Em muitos casos, a causa é desconhecida. Embora o prurido, a dor e o desconforto durante as relações sexuais sejam os sintomas mais comuns, em caso de doença mais grave ou prolongada podem surgir complicações como disfunção sexual, distúrbios da micção ou mesmo malignização.

As mulheres de qualquer idade podem ser afetadas por uma vulvite. As raparigas mais jovens, antes da puberdade, ou na fase pós-menopáusica apresentam um risco mais elevado, dados os menores níveis de estrogénios que tornam os tecidos da região vulvar mais finos e secos. No entanto, são condições de um modo geral fáceis de abordar e tratar.


Qual o tratamento para o ácido úrico alto?

O tratamento para ácido úrico alto é feito através do controle da dieta e de outras doenças associadas, além do uso de medicação específica para eliminar ácido úrico, quando necessário. O objetivo é prevenir episódios de gota (um tipo de artrite provocado pelo acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação) e evitar cálculos renais (pedras nos rins).


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.

* Todos os dados aqui exibidos são públicos e adquiridos legalmente por meio da internet, inclusive através de portais do Governo Federal. Nossas publicações e divulgações atendem às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e Lei do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014).