Consultórios e Clínicas em Barao Geraldo - Campinas - SP

Publicidade

Fabiana Antonelli Sandroni – Campinas – SP



Ana Paula Martoni Patiri – Campinas – SP



Calderoni Servicos Medicos – Campinas – SP



Craf Centro De Radiologia – Campinas – SP



Fique Sabendo?


Dermatite – O que é

A dermatite é um termo genérico que engloba qualquer condição médica em que ocorra inflamação da pele. Existem múltiplas formas desta doença, sendo as mais comuns a dermatite seborreica e a dermatite atópica (eczema).

Embora não seja grave, pode provocar intenso desconforto e, como tal, deve ser corretamente diagnosticada e tratada. Por exemplo, a dermatite de contacto é a doença profissional mais frequente, embora não a mais grave, e obriga a grandes perdas de dias de trabalho ou mesmo a mudanças de profissão.

A dermatite é uma doença muito comum e, relativamente às formas alérgicas, estima-se que, em Portugal, cerca de 10% das crianças apresentem queixas compatíveis com dermatite. 

No caso da atópica ou alérgica, além das manifestações cutâneas, o doente ou os familiares apresentam em cerca de 80% dos casos asma e/ou rinite alérgica, o que acentua a importância e o impacto deste tipo de doenças.


Deformidades Congénitas do Membro Superior – Causas

Existem muitas causas para a deformidades congénitas, umas podem ser explicadas mas outras não têm causas conhecidas. O processo de desenvolvimento do bebé a partir do ovo fertilizado é muito complexo, envolve milhões de passos complicados e em qualquer destes podem haver erros. O membro superior, que compreende o braço, antebraço e mão, forma-se entre a 4ª e a 7ª semana de gravidez, quando o bebé tem menos de 2,5 cm. Estima-se que 1 em cada 20 bebés terá qualquer imperfeição, de maior ou menor gravidade e complexidade.

Algumas anomalias congénitas são herdadas, mas podem saltar gerações ou podem resultar da combinação de anomalias genéticas transportadas pelos pais.  Outras alterações genéticas são inéditas na família, tendo a criança a anomalia pela primeira vez mas apresentando no entanto risco de a transmitir aos seus descendentes.

Outras deformidades congénitas têm causas não genéticas. Alguns medicamentos, como a muito conhecida talidomida e alguns medicamentos usados na quimioterapia, são conhecidos como responsáveis de defeitos congénitos. O álcool, tabaco e as drogas afetam o desenvolvimento do feto mas não tem relação específica com malformações do membro superior.

As bridas constritivas congénitas, vulgarmente chamadas bridas amnióticas,  são bandas amnióticas equivalentes a fios que ao se enrolarem em torno dos membros superiores (braço, antebraço e mãos) ou inferiores (coxa, perna e pé) podem levar a várias deformidades, desde vincos mais ou menos profundos até a amputações.

Em outras situações não é conhecida a razão da malformação. Um dos inúmeros passos de desenvolvimento do feto não é concluído eficazmente resultando nas alterações encontradas


Rotura do tendão da rótula – Sintomas

A rotura deste tendão origina uma sensação de “clique” ou de rasgão seguida de dor e inchaço.

 

Pode-se observar uma depressão na parte inferior da rótula, que corresponde ao local onde o tendão rompeu.

 

É comum o desenvolvimento de um hematoma e o joelho pode deslocar-se em direção à coxa por já não estar ancorado à tíbia.

 

Não é possível esticar o joelho e a marcha torna-se muito difícil dada a instabilidade desta articulação.


Com a cirurgia de fimose o orgão genital masculino fica maior?

Não, o tamanho é o mesmo, com a retirada da pele que prendia ele (o orgão genital masculino) tem maior liberdade para expandir, mas não muda de tamanho.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Barao Geraldo - Campinas - SP

Publicidade