Consultórios e Clínicas em Bigorrilho - Curitiba - PR
Lindamar Luiza Quadros Bottega Vendruscolo – Curitiba – PR
Danielle Todeschini Bonametti – Curitiba – PR
Nara Beatris Estorillio Dos Santos Vieira – Curitiba – PR
Fique Sabendo?
Otite Média Aguda – Sintomas
O diagnóstico de OMA baseia-se sempre na clínica e otoscopia, sendo necessária a presença dos seguintes critérios:
Membrana timpânica com abaulamento ou presença de otorreia (corrimento do ouvido);
ou
Membrana timpânica com abaulamento, eritema intenso da membrana timpânica e início recente de otalgia (dor no ouvido), que se poderá manifestar por irritabilidade na criança mais pequena.
Outubro Rosa: vamos falar de prevenção?
Alguns tipos de câncer podem ser prevenidos e quando identificados precocemente podem ser tratados e curados. Saiba mais sobre a prevenção do câncer de mama
Bruxismo – O que é
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória, provocando um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral.
Pode-se considerar duas formas distintas de bruxismo: diurno e noturno. O primeiro caracteriza-se por uma atividade semi-voluntária da mandíbula, com o apertar dos dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado e onde geralmente não ocorre ranger, estando relacionado com um tique, hábito ou uma reação ao stress. O segundo é uma atividade inconsciente de ranger ou apertar os dentes, com produção de sons, enquanto se está a dormir. O bruxismo do sono cria tensões ao nível das articulações temporomaxilares, podendo desgastá-las e causar dores de cabeça. Provoca ainda um desgaste nos dentes que pode afetar a sua integridade e comprometer a saúde oral. O bruxismo do sono é um problema que afeta sobretudo as crianças mas que também pode atingir os adultos.
Estima-se que a prevalência de bruxismo é de 20% nos adultos, sendo que o noturno, de acordo com o relato de familiares, ocorre em cerca de 8% da população. Acredita-se ainda que em Portugal cerca de 100 mil pessoas sejam afetadas por esta condição.
Meu marido fez eletrocardiograma e o resultado foi “fibrose cardíaca parede inferior e baixa voltagem no plano frct”, é grave?
Fibrose cardíaca significa lesão já cicatrizada do coração (infarto antigo); baixa voltagem pode ser decorrente de obesidade ou doença pulmonar.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Bigorrilho - Curitiba - PR