Consultórios e Clínicas em Cenro - Joao Pinheiro - MG

Publicidade

Fonolife Clinica De Fonoudiologia S C Ltda – Joao Pinheiro – MG



Fique Sabendo?


Pectus Excavatum – O que é

O Pectus Excavatum (PE), também conhecido por “peito escavado”, é a deformidade torácica mais comum (1: 500), caracterizada por uma depressão na parede anterior do tórax, provocado pelo crescimento exagerado das cartilagens das costelas, que pode ser simétrica ou assimétrica (mais marcado de um lado do que do outro), pode ser ligeiro ou profundo.

Tem um carácter familiar, em que 37% dos indivíduos com PE têm um membro da família, do primeiro grau, com a deformação. É mais frequente no sexo masculino que no feminino (3:1) e corresponde a 90% de todas os defeitos congénitos da parede torácica.

Este afundamento pode estar presente no nascimento ou não se desenvolver até ao início da puberdade. Pode ser imperceptível ou mesmo muito ligeiro na infância, mas com o crescimento da criança, no período da adolescência, começa a verifica-se um afundamento mais acentuado do esterno, o que leva o Pectus Excavatum (PE) ser mais visível.  

Muitas vezes os doentes estão assintomáticos, mas podem referir sintomas cardiovasculares, intolerância ao esforço, escoliose toraco-lombar ou, mais frequentemente, efeitos psicológicos. Em geral, estas pessoas têm uma capacidade pulmonar ligeiramente abaixo da média, mas com valores dentro do intervalo normal, não produzindo qualquer impacto sobre a sua função cardio respiratória, durante a sua atividade diária.

Esta situação provoca sobretudo a partir da adolescência, um desejo de esconder o defeito, condicionando de forma muito negativa o comportamento destes jovens, que se sentem diminuídos fisicamente evitando ao máximo mostrar o peito, refletindo-se sobretudo na praia onde andam sempre de t-shirt e “inventam” pretextos para não irem ao banho.

É uma deformidade que se pode manifestar nos primeiros anos de vida, mas que na maior parte dos casos aparece ou acentua-se muito, durante a adolescência, com o crescimento rápido


Cancro do Testículo – O que é

O cancro do testículo é o cancro mais comum dos homens entre os 15 e os 35 anos e é responsável por 1% do cancro do homem. O cancro do testículo pode aparecer no tecido de um ou ambos os testículos. Embora sem razão conhecida é muito mais comum em indivíduos de etnia caucasiana do que de outras etnias e a sua incidência tem vindo a aumentar.

O cancro do testículo é um dos tumores onde é possível obter uma elevada taxa de cura, mesmo em estádio avançado


Como é possível saber se quebrei um osso?

Para saber com certeza se quebrou um osso é preciso fazer um exame de raio-x, pois é a única forma de diagnosticar uma fratura. No entanto, existem alguns sinais e sintomas de fratura que ajudam a identificar um osso quebrado, tais como:


Espondilartrite – Sintomas

O sintoma principal é dor na região lombar e, por vezes, inchaço nas pernas e braços. As espondilartrites diferem de outras artrites porque envolvem os ligamentos e os tendões, causando inflamação, dor e rigidez. Quando o processo inflamatório se arrasta sem tratamento ocorre destruição do osso, com deformação da coluna vertebral e perda de mobilidade nos ombros e anca.

Muitos doentes apresentam também osteoporose, que aumenta o risco de fraturas. São igualmente comuns (com uma incidência de 40%) as inflamações oculares (uveítes) que provocam dores, visão turva e vermelhidão. Nalguns casos, pode haver inflamação da válvula aórtica, psoríase ou inflamação intestinal.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Cenro - Joao Pinheiro - MG

Publicidade