Consultórios e Clínicas em Central - Macapa - AP
Clinica Dr Sergio Freire – Macapa – AP
Cpc Centro De Pequenas Cirurgias – Macapa – AP
Fique Sabendo?
Tártaro – O que é
Também conhecido como cálculo, trata-se de uma espécie de massa composta por substâncias orgânicas e sais calcários que se pode formar junto à linha da gengiva ou abaixo desta e irritar os tecidos gengivais e pode levar a situações mais sérias, como a cárie dentária e a doença gengival.
Forma-se quando os minerais se depositam na placa bacteriana que não é eliminada através da escovagem regular e da utilização do fio dental. Esta formação mineral concede uma cor amarelada ou acastanhada aos dentes e gengivas, só podendo ser removida pelo dentista.
Gabapentina serve para tratar dor neuropática?
Sim, a gabapentina serve para tratar dor neuropática em adultos. Essa dor é causada por lesão ou funcionamento inadequado dos nervos ou do sistema nervoso. A gabapentina também é indicada no tratamento de epilepsia (convulsões) em pessoas com pelo menos 12 anos de idade.
Uveítes – O que é
Uveíte é um termo genérico que engloba um conjunto de patologias
oftalmológicas raras, com uma prevalência aproximada de 100 casos por cada
100.000 pessoas, mas potencialmente graves, sendo responsáveis por 10 a
15% dos casos de cegueira.
Por definição, a uveíte é uma inflamação da úvea, a camada vascular do globo
ocular. A úvea, por sua vez, pode dividir-se em úvea anterior (constituída pela íris e corpo ciliar), que está em contacto com o cristalino e estruturas anteriores do globo ocular e úvea posterior (coroideia), que está em contacto direto com a retina. A úvea é o tecido mais vascularizado do corpo humano.
Esta riqueza em vasos sanguíneos prende-se com a sua função de
nutrição dos fotorreceptores da retina, principais células responsáveis pela
visão. No entanto, esta característica da úvea também a torna altamente
suscetível a processos infeciosos ou inflamatórios, locais ou com origem
noutros pontos do organismo.
Hérnia discal – O que é
Na doença do disco intervertebral pode existir ou não rotura do ligamento com saída do conteúdo do disco para dentro da canal (foramen) com consequente compressão sobre as estruturas nervosas, espinal medula e/ou raiz nervosa. Esta compressão pode existir mesmo se não existe rotura do ligamento que envolve o disco, este pode estar alargado e assim comprimir as estruturas nervosas.
A hérnia discal ocorre quando o núcleo pulposo e gelatinoso que constitui a parte central do disco intervertebral, prolapsa através da rotura do anel fibroso circundante e comprime as estruturas vizinhas. Quando uma hérnia discal comprime um nervo, pode causar dor, dormência e perda de força na área do corpo correspondente a esse nervo.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Central - Macapa - AP