Consultórios e Clínicas em Centro - Arame - MA
Fique Sabendo?
Laboratório da função respiratória – O que fazemos?
As provas de função respiratória são um conjunto de técnicas que permitem avaliar a capacidade dos pulmões em repouso e quando estimulados pelo exercício ou por fármacos (broncodilatadores ou broncoconstritores).
Estes exames podem ser realizados a partir dos 3 anos de idade e permitem diagnosticar precocemente alterações respiratórias bem como acompanhar a sua evolução e resposta terapêutica, ao longo dos anos.
De forma a responder também a algumas alterações funcionais que ocorrem durante o sono, realizamos também exames de sono em regime ambulatório.
No nosso laboratório as diversas técnicas que dispomos para avaliar integralmente o sistema respiratório são:
Espirometria
Pletismografia corporal total
Difusão alvéolo-capilar
Pressões musculares
Prova de broncodilatação
Prova de provocação inalatória
Prova de esforço respiratória
Níveis de inflamação brônquica (FeNO)
Teste de exercício cardiopulmonar
Teste de tolerância à altitude
Oximetria transcutânea
Oximetria noturna
Registo poligráfico sono III
Actigrafia
Rinomanometria
Neurónio – O que é
O Neurónio é a unidade-base do sistema nervoso.
Os neurónios diferem segundo as suas funções e localização: contudo, podemos afirmar que o neurónio típico apresenta três componentes: o corpo celular ou soma, as dendrites e o axónio. Este último recebe os impulsos nervosos e emite-os a outras células, libertando substâncias químicas neurotransmissores na região de contacto entre os neurónios que é denominada sinapse.
Fascite plantar – Sintomas
O sintoma típico é uma dor plantar no calcanhar, especialmente nos primeiros passos da manhã ou depois de estar sentado por algum tempo. A dor melhora progressivamente com a marcha, intensificando-se novamente ao fim do dia.
O que é prisão de ventre e quais são as suas causas?
A prisão de ventre é uma mudança no hábito intestinal que caracteriza-se pela dificuldade em evacuar ou diminuição da frequência de evacuações (menos de 3 vezes por semana). As principais causas de intestino preso são a baixa ingestão de fibras e água, uso de certos medicamentos e doenças do aparelho digestivo.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Arame - MA