Consultórios e Clínicas em Centro - Belo Horizonte - MG
Pulmonar Grupo De Fisioterapia Ltda – Belo Horizonte – MG
Gustavo Luiz De Castro Feres – Belo Horizonte – MG
Geraldo Vieira Vaz De Melo – Belo Horizonte – MG
Paulo Alves Moreira Neto Me – Belo Horizonte – MG
Marlene Moura Pedrosa – Belo Horizonte – MG
Clinica Luciane Ramos Furtado Eireli – Belo Horizonte – MG
Fique Sabendo?
Aneurisma da aorta abdominal – O que é
O termo aneurisma provém do grego e significa dilatação e aplica-se sempre que há um aumento irreversível do diâmetro normal das artérias. Caracteriza-se por tumefação mais ou menos volumosa, pulsátil e com expansão, isto é, com uma variação de diâmetro síncrona com a pulsação arterial.
O aneurisma da aorta abdominal (AAA) infrarrenal é uma doença relativamente frequente, denominando-se como tal sempre que a dilatação for superior a três centímetros.
Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, nomeadamente da túnica média, sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. Nestas situações tem em regra uma distribuição focal, com localizações preferenciais na aorta abdominal infrarrenal e nas artérias poplítea e subclávia.
É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos.
Se a prevalência na população portuguesa for semelhante à de outros países europeus, poder-se-á admitir que pode haver cerca de 500 novos casos por ano, com tendência a aumentar, consequência do progressivo envelhecimento da população.
A sua importância clínica deriva essencialmente da irreversibilidade da dilatação arterial e do seu carácter progressivo, a qual pode conduzir à rutura, situação fatal se não tratada cirurgicamente, e associada a elevada mortalidade – 80% nas melhores séries publicadas, o que contrasta com um risco cirúrgico mínimo (menor que 4%) – quando é tratado de forma programada.
Ansiedade – Sintomas
Os sintomas mais comuns são as sensações de apreensão ou preocupação, de impotência, de medo ou pânico. Estas associam-se frequentemente a manifestações físicas como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores, sensação de fadiga, entre outros.
Os diferentes tipos de ansiedade apresentam sinais específicos:
Os ataques de pânico podem começar de forma súbita, causando sintomas físicos muito fortes, quase de asfixia. Na agorafobia, a ansiedade ocorre em ambientes nos quais o paciente se sente encurralado.
As fobias sociais acontecem em circunstâncias de exposição social ou pública.
Na doença obsessiva compulsiva surgem pensamentos persistentes e um desejo incontrolável de repetir, sem razão aparente e sem propósito, um determinado ato.
No stress pós-traumático, o paciente sente que está a reviver uma experiência traumática, referindo reações emocionais e físicas muito intensas.
Lesões do pé e tornozelo – Causas
O risco tende a ser mais elevado em desportos que envolvem saltos, como o basquetebol, ou naqueles onde ocorrem rápidas mudanças de direção, como o futebol. A dança e a ginástica também se associam a este tipo de lesões.
A perda de massa muscular e a osteoporose, mais frequentes na idade avançada, aumentam o risco das lesões do pé e tornozelo. As dificuldades na visão e no equilíbrio associadas à idade aumentam mais esse risco.
Existe algum medicamento que pode tirar o efeito da vacina da gripe?
Sim. Alguns medicamentos, como os imunossupressores e corticoides (em dose alta – dose imunossupressora), podem interferir no resultado da vacina da gripe e da maioria das vacinas.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Belo Horizonte - MG