Consultórios e Clínicas em Centro - Chapeco - RJ
Fique Sabendo?
Lesões dos Meniscos – O que é
A cartilagem articular íntegra é macia, deslizante, uniforme e reveste toda a superfície óssea. Os movimentos intensos e repetitivos e de compressão, provocados pela prática do desporto ou por quedas, podem causar lesões e deterioração do tecido cartilagíneo.
A lesão ou rotura do menisco é uma das lesões mais frequentes do joelho. Este tipo de lesão é também referido como rotura da cartilagem.
Cada joelho tem dois meniscos: um lateral ou externo e um medial ou interno, que funcionam como estabilizadores e amortecedores do joelho. A estrutura dos meniscos é rígida e semelhante a borracha de modo a manter o joelho estável.
Qualquer acidente associado a torção do joelho, com ou sem carga, pode provocar uma lesão meniscal. Uma lesão meniscal não tratada pode levar ao desenvolvimento de uma artrose precoce do joelho.
Este tipo de lesão é muito comum, sobretudo nos desportos de contacto embora possa ocorrer em qualquer idade.
Os meniscos podem romper de diversos modos e, com frequência, estas lesões associam-se a alterações dos ligamentos cruzados ou de outros.
Febre nas crianças – Sintomas
Se a febre é o único sintoma de doença, não se justifica a consulta médica imediata, com excepção do lactente com menos de 3 meses. O médico aconselha os pais a esperar por outros sinais de doença que permitam o diagnóstico, o que, geralmente ocorre em 3 dias. Mas, além da febre, podem existir sinais de alarme, como a criança estar murcha, não brincar quando a febre baixa, ter falta de ar, manchas na pele, alterações de comportamento ou da consciência, convulsões, vómitos persistentes ou dores de cabeça intensas. Nestes casos os pais devem contactar o médico assim que detetem estes sinais.
Paralisia de Bell – O que é
A Paralisia de Bell (paralisia do nervo facial ou paralisia facial periférica) consiste na incapacidade temporária de mover de um dos lados da face. O lado do nervo afetado descai dando origem a um sorriso unilateral, assimétrico e com dificuldade em encerrar o olho.
Este tipo de paralisia ocorre quando o nervo que controla os músculos faciais fica inflamado e inchado. Podem também verificar-se alterações da produção de lágrimas, saliva, paladar e da audição.
Na maior parte dos casos, a Paralisia de Bell é temporária, limitada no tempo, e melhora significativamente ao fim de algumas semanas; num pequeno número de pessoas os sintomas podem ser persistentes. Em casos raros, a Paralisia de Bell pode afetar os nervos de ambos os lados da face.
Tenho um caroço no lugar do apêndice xifóide…
Provavelmente o “caroço” é o próprio apêndice xifoide, que está mais evidente devido ao emagrecimento.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Chapeco - RJ