Consultórios e Clínicas em Centro - Cristalândia - TO

Publicidade

Fique Sabendo?


Vinagre de Maçã emagrece mesmo? Como usar?

O vinagre de maçã pode ser um importante aliado para quem quer emagrecer. Traz benefícios também para quem é diabético, hipertenso e obeso.


Beringela – O que é

A beringela, produto originário da região da Índia e que se adapta facilmente a climas tropicais, possui um formato ovalizado com casca preta, sendo o interior branco com sementes.

Em virtude da sua composição tem sido destacada como um produto cujo consumo pode trazer vários benefícios. É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de ser uma importante fonte de beta-caroteno. Possui também entre outros uma boa quantidade de sais minerais, tais como, magnésio, zinco, potássio, cálcio. Todos estes compostos actuam de formas distintas e proveitosas no nosso corpo.


Soja – O que é

A soja é uma leguminosa, sendo mesmo chamada de super-leguminosa, pois contrariamente às outras leguminosas apresenta características muito diferentes.

O seu elevado valor proteico e a presença de todos os aminoácidos essenciais é o que mais a distingue das leguminosas convencionais como o feijão, o grão ou as ervilhas. Este valor proteico é comparável ao da carne, é rica em fósforo e contém grande quantidade de Vitamina A, B, C e D.


Aneurisma da aorta abdominal – O que é

O termo aneurisma provém do grego e significa dilatação e aplica-se sempre que há um aumento irreversível do diâmetro normal das artérias. Caracteriza-se por tumefação mais ou menos volumosa, pulsátil e com expansão, isto é, com uma variação de diâmetro síncrona com a pulsação arterial.

O aneurisma da aorta abdominal (AAA) infrarrenal é uma doença relativamente frequente, denominando-se como tal sempre que a dilatação for superior a três centímetros.

Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, nomeadamente da túnica média, sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. Nestas situações tem em regra uma distribuição focal, com localizações preferenciais na aorta abdominal infrarrenal e nas artérias poplítea e subclávia.

É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos.

Se a prevalência na população portuguesa for semelhante à de outros países europeus, poder-se-á admitir que pode haver cerca de 500 novos casos por ano, com tendência a aumentar, consequência do progressivo envelhecimento da população.

A sua importância clínica deriva essencialmente da irreversibilidade da dilatação arterial e do seu carácter progressivo, a qual pode conduzir à rutura, situação fatal se não tratada cirurgicamente, e associada a elevada mortalidade – 80% nas melhores séries publicadas, o que contrasta com um risco cirúrgico mínimo (menor que 4%) – quando é tratado de forma programada.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - Cristalândia - TO

Publicidade