Consultórios e Clínicas em Centro - Itapiratins - TO
Academia Municipal De Saude De Itapiratins – Itapiratins – TO
Fique Sabendo?
Cancro do cólon e reto – O que é
O cancro do cólon e o cancro do reto são dois dos tipos de cancro mais comum nos homens e nas mulheres.
O cancro que tem início no cólon, chama-se cancro do cólon e o cancro que tem início no reto, chama-se cancro retal. O cancro que afete qualquer um destes órgãos pode, também, ser chamado de cancro colorretal. A diferença entre cólon e reto está na localização anatómica e na necessidade de tratamento diferente, no entanto, a biologia tumoral é a mesma.
O cancro do cólon e reto começa frequentemente num polipo que é um crescimento anómalo de tecido epitelial na parede do intestino.
Nem todos os polipos se transformam em cancro. Os polipos podem ser removidos antes de malignizarem. Se forem identificadas células malignas no polipo removido mas que não invadam outras camadas do órgão, o doente pode ficar curado. Quando os polipos não são removidos e sofrem transformação em cancro, as células tumorais podem invadir as várias camadas do órgão e disseminar-se pelo organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.
O orgão
O cólon e o reto, conhecidos como intestino grosso, fazem parte do tubo digestivo.
O cólon mede cerca de 1,5 metros e é constituído por 5 partes: cólon ascendente, transverso, descendente, sigmóide e reto.
A parede do cólon tem 5 camadas. A camada mais interna que contacta com as fezes chama-se mucosa. A mucosa tem três tipos de tecido: epitelial, conjuntivo e muscular. A camada seguinte é a submucosa que tem tecido conjuntivo e vasos. A terceira camada é muscular, a quarta é a subserosa e é formada por tecido conjuntivo, e a quinta é a serosa.
Sempre com fome? Conheça os alimentos que podem aumentar sua saciedade
Quando a escolha dos itens do prato se torna sua maior aliada
Cancro da Laringe – Prevenção
A prevenção do cancro da laringe passa fundamentalmente pela adoção de hábitos saudáveis, nomeadamente não fumar e evitar o consumo de álcool.
Passa também por estar alerta aos sintomas da doença, devendo consultar o seu médico caso os mesmos se manifestem.
No caso de ser um fumador habitual ou consumir álcool em excesso, deverá realizar consulta periódica com o seu médico, para efetuar um diagnóstico precoce do cancro da laringe ou de outro tipo de cancro da cabeça e do pescoço.
Febre na gravidez faz mal ao bebê?
Não, febre na gravidez não faz mal ao bebê, nem prejudica a saúde ou o desenvolvimento do feto, desde que não seja superior a 38,5ºC e esteja sob controle.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Itapiratins - TO