Consultórios e Clínicas em Centro - Jaguaribara - CE
Clínica Popular em Jaguaribara – CE
Nucleo De Vigilancia Sanitaria – Jaguaribara – CE
Fique Sabendo?
HPV – Vírus do Papiloma Humano – Doenças e Tratamentos
O que é o HPV?
Cefaleias – Causas
Segundo a International Headache Society, as cefaleias podem ser caracterizadas por:
Primárias: quando não são resultado de outro problema de saúde; são causadas diretamente pela hiperatividade ou problemas de funcionamento das estruturas responsáveis pela sensibilidade à dor na cabeça (vasos sanguíneos, músculos, nervos) e alterações da atividade química do cérebro. Alguns dos tipos de dores de cabeça mais comuns são:
Enxaquecas
Cefaleia em salvas
Cefaleia de tensão
Secundárias: quando os sintomas da dor de cabeça podem ser atribuídos a outra causa, os fatores que podem estar na origem deste tipo de cefaleias são:
Consumo de álcool
Tumor cerebral
Coágulos sanguíneos
Hemorragia cerebral
Glaucoma
Concussão
Desidratação
Bruxismo
Gripe (influenza)
Sobredosagem de medicação
Ataques de pânico
Acidente vascular cerebral
Diabetes ocular – O que é
A diabetes ocular é um grupo de problemas oculares que acontece em pessoas com Diabetes Mellitus. Este grupo de doenças pode, em última fase, causar perda visual significativa ou mesmo nos casos mais graves levar a cegueira.
A forma mais comum de apresentação é a retinopatia diabética (RD), mas esta doença pode estar associada a outras alterações, como catarata ou glaucoma.
O que é a retinopatia diabética?
A retina é um tecido localizado no interior e na parte posterior do olho e é necessária para uma boa visão. Qualquer doença que atinja a retina é designada retinoptia.
A RD é a principal causa de cegueira e dá mais frequentemente alterações dos vasos sanguíneos, em diferentes estadios e de forma muito semelhante nos 2 olhos. Inicia-se com distúrbios visuais que agravam com o tempo e levam a perda da visão.
Quais são os estadios da Retinopatia Diabética?
A RD tem 4 estadios: ligeira, moderada, grave e proliferativa.
As RD ligeira, moderada e grave manifestam-se por alterações oclusivas nos vasos sanguíneos cada vez mais graves e com fluxo sanguíneo retiniano cada vez mais diminuído.
No último estadio – RD proliferativa – a retina desenvolve novos vasos sanguíneos (neovascularização) de forma a compensar a oclusão e a redução do fluxo de sangue. Porém, esta neovascularização não tem uma estrutura normal, tem maior fragilidade e é responsável pelas complicações.
Quais as causas e sintomas do pólipo uterino?
A causa do pólipo uterino, ou endometrial, é hormonal. Nas mulheres em idade fértil, há duas hipóteses para o seu desenvolvimento: seria o resultado da ação do estrógeno, que induziria algumas células do endométrio a proliferar mais, ou consequência do decréscimo nos receptores de estrógeno e progesterona no endométrio.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Jaguaribara - CE