Consultórios e Clínicas em Centro - Montes Claros - MG
Consultorio Medico Erika Rodrigues De Senna Batista – Montes Claros – MG
Consultorio Medico Dra Kelma De Sa Torres Lage Barbosa – Montes Claros – MG
Maria Do Carmo Tolentino Figueiredo Guimaraes Santos – Montes Claros – MG
Consultorio Medico Gilsen Maria Viana Santos – Montes Claros – MG
Elma Fernanda Medeiros Dias Barros – Montes Claros – MG
Centro De Terapia Oftalmologica Cto – Montes Claros – MG
Fique Sabendo?
É normal ter dor nas costas no início da gravidez?
Na maioria das vezes, é normal sim. Aliás, esse é um dos sintomas mais frequentemente queixados pelas gestantes.
Em que casos deve ser feita reposição hormonal?
A terapia de reposição hormonal deve ser feita nos casos em que homens e mulheres apresentam fortes sintomas causados pela queda hormonal, o que ocorre sobretudo na andropausa (homens) e na menopausa (mulheres), com a queda da produção dos hormônios estrógeno (mulher) e testosterona (homem).
Tumores das pálpebras – O que é
Um tumor palpebral corresponde ao crescimento de uma lesão anómala que pode ser benigna ou maligna. Torna-se fundamental que essa distinção seja feita de forma precoce, através de uma exame detalhado por um especialista com experiência na área, que poderá indicar o tipo e tratamento mais adequado. Fatores genéticos, exposição solar e o tabagismo são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de tumores palpebrais.
Tipos de tumores
Nem todos os tumores são malignos. Com frequência são lesões de carácter benigno, com crescimento lento, sendo os mais comuns os papilomas, quistos, queratose seborreica, xantelasmas, molusco contagioso, etc.
Existem contudo tumores mais graves que, se não tratados atempadamente, podem comprometer outras estruturas adjacentes e até metastizar para locais mais distantes. O carcinoma basocelular é o tumor maligno mais comum na pálpebra, correspondendo a cerca de 90% de todas as lesões malignas. É mais frequente na pálpebra inferior e em indivíduos de pele clara com antecedentes de exposição solar. Embora cresça de forma gradual ao longo de meses ou anos, e a sua metastização seja muito rara, é um tumor localmente invasivo, sendo importante um diagnóstico e tratamento precoces.
Outras lesões malignas que se podem desenvolver nesta região são os carcinomas pavimentocelulares (ou espinocelulares), carcinomas sebáceos ou melanomas. São tumores mais agressivos, que podem gerar metástases à distância, com risco para a vida do paciente.
Quisto sacrococcígeo – Sintomas
O modo de apresentação da doença varia desde um pequeno nódulo indolor até uma grande massa inflamatória dolorosa. Quando está infetado, assume o aspeto de um abcesso com dor, vermelhidão, drenagem espontânea de sangue e pus com um odor fétido através da pele.
Os primeiros sintomas surgem na adolescência ou no início da idade adulta sob a forma de uma inflamação na região do sacro, com sensação de desconforto, sobretudo quando se permanece muito tempo na posição sentada. Com a evolução, torna-se evidente um nódulo que, geralmente, varia de um a cinco centímetros, de consistência mole e que pode apresentar sinais inflamatórios, como dor, calor e vermelhidão.
Muito raramente, um quisto pilonidal crónico e infetado, se não for tratado de um modo adequado, pode evoluir para um carcinoma da pele.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Montes Claros - MG