Consultórios e Clínicas em Centro - Nova Campina - SP

Publicidade

Fique Sabendo?


Ambliopia – O que é

A ambliopia (“olho preguiçoso”) consiste na diminuição da visão de um olho, ou menos frequentemente de ambos os olhos, devido a problemas que interferem no normal desenvolvimento visual durante a infância. Geralmente o olho amblíope não tem alterações aparentes, contudo a sua visão é inferior ao normal. É uma situação que afeta cerca de 5% das crianças e embora tenha a sua origem na infância, se não for diagnosticada e tratada precocemente, a baixa de visão permanece durante a idade adulta.

 

Porque surge?

A estrutura do aparelho visual está completamente formada à nascença. Contudo, a função visual é muito pobre. O seu desenvolvimento dá-se a nível cerebral, dependendo do bom funcionamento dos olhos, pois é necessário um estímulo visual adequado para o cérebro “aprender a ver”. 

A ambliopia surge porque o cérebro não “reconhece” a imagem menos nítida que é captada e enviada por um dos olhos, e ao “favorecer” o outro olho com melhor visão pode “bloquear” as imagens enviadas pelo pior, tornando-o amblíope (“preguiçoso”).

O período da infância em que a visão evolui a nível cerebral chama-se período crítico. A duração deste período é variável para diferentes aspetos da função visual, podendo prolongar-se até cerca dos oito anos de idade. No entanto, em casos como por exemplo, o de algumas cataratas congénitas, o período crítico pode terminar muito precocemente nos primeiros meses de vida. Assim, dependendo das situações, há limites de tempo para além dos quais, mesmo que estas sejam corrigidas, já não se obtêm melhorias da visão.


Fiz dois Beta-HCG e o segundo foi menor, estou com…

Redução no nível de beta-hCG deve ser analisada com cuidado. Pode ser normal, se ocorrer após 12 semanas de gravidez, ou indicar um problema, como gravidez ectópica ou perda da gestação.


Quais os sintomas e tratamento para cervicite aguda?

A cervicite (inflamação do colo do útero) é assintomática (não tem sintomas) em 70 a 80% dos casos, mas a mulher pode apresentar os seguintes sintomas:


Hemorroidas – Sintomas

Os sintomas mais comuns são as perdas de sangue e a protusão durante a evacuação, o prurido na região anal e a dor.

As hemorroidas começam a dar sintomas quando aumentam de volume. Isto pode acontecer devido a um aumento de pressão ao nível do canal anal provocado, por exemplo, pela obstipação ou, no caso das mulheres grávidas, pelo peso do feto sobre a área retal e anal.O principal sintoma é a hemorragia de sangue vivo, que pode ser ligeira e só visualizada no papel higiénico ou ser abundante, cobrindo as fezes ou inclusive pingar na sanita.

Por vezes, as hemorroidas são tão volumosas que saem ou prolapsam através do ânus, provocando dor. Estes sintomas surgem sempre após esforço para evacuar ou ao fazer as fezes mais duras. As hemorroidas externas podem acumular sangue e formar um coágulo devido à dificuldade na sua drenagem, também provocada pelo aumento da pressão no canal anal. Neste caso forma-se uma trombose hemorroidária que é muito dolorosa e caracteriza-se por um “caroço” duro à volta do ânus. As mariscas hemorroidárias podem provocar ocasionalmente comichão, sobretudo quando são muito volumosas.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - Nova Campina - SP

Publicidade