Consultórios e Clínicas em Centro - Ourizona - PR
Clínica Popular em Ourizona – PR
Fique Sabendo?
Papeira – O que é
A papeira, ou parotidite, é uma infeção viral aguda da infância que provoca tumefação (edema) de uma ou ambas as glândulas parótidas, apesar de poderem ser envolvidos outros órgãos.
As glândulas parótidas situam-se à frente dos ouvidos e são responsáveis pela produção de saliva. A infeção é adquirida após contacto com secreções respiratórias infetadas. Inicialmente há uma replicação do vírus na mucosa da nasofaringe e nos gânglios regionais, a que se segue uma disseminação do vírus por vários órgãos.
Aproximadamente 30% dos doentes apresentam sintomas respiratórios moderados. A manifestação mais comum é o inchaço da parótida, que usualmente é unilateral no início da doença, mas que se pode tornar bilateral em 70% dos casos.
Esta patologia pode complicar-se por infeção de outros órgãos, principalmente envolvimento do testículo e do sistema nervoso central, causando orquite, meningite e encefalite.
O aparecimento de uma vacina no final da década de 1960, permitiu reduzir drasticamente o número de casos de papeira, estimando-se atualmente a ocorrência de um caso em cada um milhão de pessoas.
Paralisia das cordas vocais – Sintomas
Para além de afetar a voz e a respiração, pode comprometer a proteção da via aérea inferior (traqueia e pulmões) enquanto se come. Ocorre então tosse e engasgamento, podendo em situações extremas levar ao aparecimento de pneumonias.
Infertilidade – Sintomas
Embora a Organização Mundial para a Saúde defina infertilidade como a ausência de gravidez após dois anos de relações sexuais regulares e sem uso de contraceção, entende-se estar perante um caso de infertilidade quando não se consegue obter uma gravidez após um ano de tentativas. Para as mulheres com idade superior a 35 anos, esse limite é de seis meses. Fala-se também em infertilidade no caso de mulheres que, embora consigam engravidar, não conseguem levar a gestação até ao fim.
Luxação do Ombro – Sintomas
As luxações podem ocorrer por quedas, traumatismos do ombro ou lesões desportivas, e estão associadas a dor, perda da mobilidade do braço e a deformidade na região do ombro.
Após a correção da luxação o doente pode ter sintomas de instabilidade: sensação de luxação eminente (apreensão) ou outros episódios de luxação mesmo com pequenos movimentos ou traumatismos do ombro.
Os doentes com luxação do ombro referem dor intensa e uma limitação dos movimentos no braço afetado.
A forma arredondada do ombro adquire um formato mais quadrangular.
Uma das complicações da luxação do ombro é a possibilidade de recaída.
A luxação do ombro pode ainda associar-se a fraturas, a lesão do nervo axilar ou radial que pode requerer cirurgia e a lesões vasculares que podem comprometer a circulação do braço.
A presença de adormecimento em algumas regiões do ombro, braço ou mão devem fazer suspeitar de compromisso de um nervo.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Ourizona - PR