Consultórios e Clínicas em Centro Paulista - Paulista - PE

Publicidade

Cartão de Todos em Paulista – PE – Consultas e Exames Popular



Fique Sabendo?


Pancreatite – O que é

O pâncreas é um órgão do aparelho digestivo localizado atrás do estômago que é responsável pela produção de substâncias que participam na digestão de proteínas, açúcares e gorduras e, também, pela produção de duas hormonas (insulina e glicagina), fundamentais na regulação dos níveis de açúcar no sangue.

 

A pancreatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do pâncreas, que ocorre quando as enzimas pancreáticas, normalmente utilizadas na digestão dos alimentos, são libertadas no seu interior do, iniciando um processo de digestão do próprio órgão. A lesão do pâncreas nesse processo pode permitir que as enzimas saiam para o exterior e penetrem na corrente sanguínea ou na cavidade abdominal, onde provocam irritação e inflamação de outros órgãos.

Existem duas formas de pancreatite: aguda, de duração relativamente curta e crónica, quando a inflamação persiste durante anos.

O número de casos de pancreatite crónica tem aumentado de modo muito significativo nos últimos 30 anos. A idade média de manifestação da doença situa-se entre os 30 e 36 anos. 

O risco de cancro do pâncreas em doentes com pancreatite crónica é acrescido, variando consoante a causa e a presença de outros fatores de risco, tais como o tabagismo e o alcoolismo. Os doentes alcoólicos têm um risco quinze vezes superior de desenvolver cancro do pâncreas.

A pancreatite aguda afeta entre 4,8 e 24,2 pessoas em cada 100 mil.


Mielócitos altos ou baixos no leucograma, o que significa?

A presença de mielócitos no leucograma pode ser sinal de infecções ou inflamações agudas ou ainda câncer. Nesses casos, podem estar presentes ainda outros glóbulos brancos imaturos, como mieloblastos, promielócitos, metamielócitos e bastonetes.


Fiz um exame de holter e a conclusão foi: …

O exame apresenta resultado dentro dos parâmetros da normalidade, porém é preciso levar para avaliação do médico que o solicitou, pois além desses dados, podem haver outras informações importantes para o seu caso.


Disfunção sexual – O que é

A disfunção sexual corresponde às situações em que o indivíduo não consegue concretizar uma relação sexual ou em que esta seja insatisfatória para si e/ou para o seu companheiro. Pode caracterizar-se por uma alteração no desejo, na presença ou manutenção da excitação e resposta à mesma, na capacidade de obter o orgasmo, numa perturbação dolorosa ou na sobreposição de qualquer uma destas situações. Estes casos pode associar-se a mal-estar e interferir com diversos aspetos da vida pessoal, familiar e profissional.

A sua prevalência é elevada, situando-se entre os 25% e os 63% a nível mundial, mas os estudos realizados são escassos e os dados observados são bastante heterogéneos. Em Portugal, estima-se que a feminina se situe entre os 40% e 70%, traduzindo-se por uma alteração em qualquer uma das fases do ciclo de resposta sexual da mulher ou por perturbações dolorosas associadas ao ato sexual. De acordo com outros dados, afeta cerca de 19% das mulheres e cerca de 25% dos homens.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro Paulista - Paulista - PE

Publicidade