Consultórios e Clínicas em Centro - Presidente Nereu - SC

Publicidade

Fique Sabendo?


Diabetes ocular – O que é

A diabetes ocular é um grupo de problemas oculares que acontece em pessoas com Diabetes Mellitus. Este grupo de doenças pode, em última fase, causar perda visual significativa ou mesmo nos casos mais graves levar a cegueira.

A forma mais comum de apresentação é a retinopatia diabética (RD), mas esta doença pode estar associada a outras alterações, como catarata ou glaucoma.

 

O que é a retinopatia diabética?

A retina é um tecido localizado no interior e na parte posterior do olho e é necessária para uma boa visão. Qualquer doença que atinja a retina é designada retinoptia. 

A RD é a principal causa de cegueira e dá mais frequentemente alterações dos vasos sanguíneos, em diferentes estadios e de forma muito semelhante nos 2 olhos. Inicia-se com distúrbios visuais que agravam com o tempo e levam a perda da visão.

 

Quais são os estadios da Retinopatia Diabética?

A RD tem 4 estadios: ligeira, moderada, grave e proliferativa. 

As RD ligeira, moderada e grave manifestam-se por alterações oclusivas nos vasos sanguíneos cada vez mais graves e com fluxo sanguíneo retiniano cada vez mais diminuído. 

No último estadio – RD proliferativa – a retina desenvolve novos vasos sanguíneos (neovascularização) de forma a compensar a oclusão e a redução do fluxo de sangue. Porém, esta neovascularização não tem uma estrutura normal, tem maior fragilidade e é responsável pelas complicações.


Espasmos do esófago – Sintomas

Os espasmos musculares ao longo do esófago, de um modo geral, são sentidos sob a forma de dor no peito, por trás do esterno que coincide com a dificuldade em engolir líquidos ou sólidos. Esta pode surgir durante a noite e ser suficientemente forte para interromper o sono.

Os líquidos muito quentes, muito frios ou com gás podem piorar este sintoma. Comer depressa também tende a agravar as queixas. Alguns doentes referem ainda uma sensação de um objeto preso na garganta. Noutros ocorre regurgitação dos alimentos ou azia.  Ocorre ainda dor intensa sem dificuldade na deglutição nalguns indivíduos. Esta, muitas vezes descrita como dor opressiva por trás do esterno, pode acompanhar o exercício ou o esforço, tornando difícil distingui-la da angina de peito. As manifestações tendem a ser intermitentes e variáveis ao longo do dia e podem durar minutos a horas. A ansiedade e a depressão são comuns nestes pacientes.

Se não for diagnosticada e tratada, esta condição pode evoluir, ao fim de muitos anos, para uma acalásia (dilatação do esófago com perda da sua capacidade contrátil).


Lesão do tendão do quadricípede – Sintomas

Esta rotura associa-se a uma sensação de “rasgão” ou tipo “clique” seguidos de dor e inchaço.

 

Pode ser perceptível uma zona deprimida no local da rótula onde o tendão se insere, formação de hematoma e dificuldade na marcha.

 

O joelho parece estar deslocado para baixo e não é possível esticar a perna.


Doença de Kawasaki – O que é

A doença de Kawasaki é uma vasculite, ou seja, uma inflamação dos vasos sanguíneos de pequena e média dimensão. É uma doença aguda, febril e rara, que atinge as crianças, em 85% dos casos com menos de 5 anos. Um dos efeitos mais sérios desta doença é inflamação e lesão das artérias coronárias – as que transportam o sangue que alimenta o coração. 

É uma das principais causas de doença cardíaca adquirida na criança, mas é tratável caso seja identificada precocemente. A maior parte das crianças recupera da doença sem ter outros problemas de saúde.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - Presidente Nereu - SC

Publicidade