Consultórios e Clínicas em Centro - Rio Doce - MG
Fique Sabendo?
Diabetes ocular – O que é
A diabetes ocular é um grupo de problemas oculares que acontece em pessoas com Diabetes Mellitus. Este grupo de doenças pode, em última fase, causar perda visual significativa ou mesmo nos casos mais graves levar a cegueira.
A forma mais comum de apresentação é a retinopatia diabética (RD), mas esta doença pode estar associada a outras alterações, como catarata ou glaucoma.
O que é a retinopatia diabética?
A retina é um tecido localizado no interior e na parte posterior do olho e é necessária para uma boa visão. Qualquer doença que atinja a retina é designada retinoptia.
A RD é a principal causa de cegueira e dá mais frequentemente alterações dos vasos sanguíneos, em diferentes estadios e de forma muito semelhante nos 2 olhos. Inicia-se com distúrbios visuais que agravam com o tempo e levam a perda da visão.
Quais são os estadios da Retinopatia Diabética?
A RD tem 4 estadios: ligeira, moderada, grave e proliferativa.
As RD ligeira, moderada e grave manifestam-se por alterações oclusivas nos vasos sanguíneos cada vez mais graves e com fluxo sanguíneo retiniano cada vez mais diminuído.
No último estadio – RD proliferativa – a retina desenvolve novos vasos sanguíneos (neovascularização) de forma a compensar a oclusão e a redução do fluxo de sangue. Porém, esta neovascularização não tem uma estrutura normal, tem maior fragilidade e é responsável pelas complicações.
Infecção urinária – Doenças e Tratamentos
Mais frequente no sexo feminino, ocorre quando microrganismos infecciosos (bactérias, vírus, fungos e parasitas), invadem ou se multiplicam no aparelho urinário, causando infecção da bexiga, dos rins ou vias urinárias.
Isquemia – Sintomas
Os sintomas da isquemia dependem do local onde ocorre e da rapidez da sua instalação. Quando o processo é gradual, o organismo vai conseguindo compensar fornecendo irrigação à região atingida por outras artérias. Esse mecanismo permite manter o paciente livre de sintomas durante muito tempo. Quando é súbito os sintomas são mais exuberantes.
Quando a isquemia atinge os membros inferiores, as manifestações mais comuns são dor, sensação de queimadura e cãibras musculares durante a marcha. Esses sinais aliviam com o repouso, mas podem evoluir para quadros de dor grave em descanso ou, mesmo, perda de tecido, com gangrena. Este quadro obriga a cuidados médicos imediatos.
Se a isquemia for súbita, a dor é mais intensa, os pulsos não são palpáveis, o membro fica frio e pálido, ocorrendo fraqueza e perda de sensibilidade. É obrigatória a procura de cuidados médicos imediatos.
A nível do coração leva à angina de peito, caracterizada por dor na região torácica que surge com a marcha ou com o esforço e que alivia com o repouso. Se a isquemia cardíaca for súbita, pode ocorrer um enfarte do miocárdio.
No cérebro, provoca acidentes vasculares cerebrais na forma aguda e sintomas mais inespecíficos, como perda de memória ou dificuldade de concentração, quando se instala gradualmente.
Nos intestinos, o bloqueio das artérias tende a ocorrer gradualmente causando dores abdominais após as refeições. O paciente passa a ter receio de se alimentar, para evitar a dor, o que provoca perda de peso. Na forma aguda, pode ocorrer gangrena intestinal com dor súbita e intensa que requer cuidados médicos urgentes.
Nos olhos, a oclusão da artéria que alimenta a retina, origina um quadro de perda súbita de visão que implica uma avaliação urgente.
Como tratar da anemia com alimentos, vitaminas e outras dicas
O tratamento definitivo das anemias depende da sua causa. Aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro é a base desse tratamento, visto que o ferro é um mineral essencial para a produção das células do sangue.
Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Consultórios e Clínicas Centro - Rio Doce - MG