Consultórios e Clínicas em Centro - Rio Novo - MG

Publicidade

Consultorio Dra Cecilia – Rio Novo – MG



Fique Sabendo?


Doença arterial periférica – O que é

Caracteriza-se por ser uma doença de natureza obstrutiva do lúmen arterial, resultando num défice de fluxo sanguíneo aos tecidos, cuja principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia.

A componente obstrutiva da doença está em cerca de 90% dos casos associada à aterosclerose. Afeta cerca de 3% a 10% das pessoas, aumentando para 15% a 20% em adultos com mais de 70 anos.

A doença cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade e morbilidade na população portuguesa, pelo que o seu diagnóstico e tratamento precoces, bem como a sua prevenção, são essenciais.

Esta enfermidade constitui um importante marcador da presença de um risco elevado de mortalidade cardiovascular. É idêntica à doença coronária, distinguindo-se apenas pelas artérias e territórios atingidos.

Os fatores de risco mais frequentes são:

Ausência da prática regular de exercício físico
Hipertensão
Hipercolesterolémia
História familiar de angina de peito
Enfarte do miocárdio
Acidente vascular cerebral
Aneurisma da aorta abdominal

Estima-se que as pessoas por ela afetadas apresentem um risco quatro a cinco vezes superior de virem a sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. Por outro lado, se não for devidamente tratada pode evoluir para gangrena, com necessidade de amputação de um membro.


A importância das Fibras na Alimentação

Saiba mais sobre os benefícios das fibras alimentares e veja como fazer para incluí-las na alimentação diária


7 causas de hemorragia menstrual, o que fazer em cada caso

Diversas situações podem dar origem a esse sangramento, mas as mais comuns são o sangramento disfuncional, que não tem causa definida, alterações uterinas, coagulopatias, problemas hormonais, infecção, complicação na gravidez (gravidez ectópica ou aborto), e traumas.


Asma – Sintomas

Tosse
Chiadeira no peito ou pieira
Falta de ar
Aperto no peito com o esforço físico
Cansaço e dificuldade em fazer as atividades do dia a dia

Os sintomas podem ser ocasionais ou mantidos ao longo do ano, podendo variar de ligeiros a graves. A maioria dos doentes apresenta outras manifestações ligadas a alergias noutros órgãos como o nariz, olhos ou pele. A rinite alérgica é um fator de risco para desenvolver-se asma.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - Rio Novo - MG

Publicidade