Consultórios e Clínicas em Centro - São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

Publicidade

Fique Sabendo?


É normal ter barriga pequena na gravidez?

Sim, é normal ter barriga pequena na gravidez porque o tamanho da barriga varia de pessoa para pessoa, de acordo com a semana de gestação e com o desenvolvimento do bebê.


Exoftalmia/proptose – Sintomas

Consoante a causa a exoftalmia pode ser uni ou bilateral e os sintomas são variáveis. A projeção do globo ocular pode ser gradual e assintomática ou associar-se a queixas de dor, sensibilidade à luz, alteração da visão, pálpebras inchadas e/ou retraídas (condicionando uma expressão de espanto/surpresa) ou visão dupla (diplopia).


Colite ulcerosa – Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a gravidade e com a quantidade de cólon afetado. Os sinais mais frequentes são a diarreia com sangue, a dor abdominal tipo cólica e o desejo urgente de evacuar. Nos casos mais graves pode ocorrer, ainda, cansaço, perda de peso e febre. Esta doença tem um curso variável, existindo períodos em que está ativa e outros em que não se associa a qualquer sintoma. Embora a maioria das crises responda bem ao tratamento, podem aparecer situações graves ou fatais. Em muitos doentes surgem manifestações extraintestinais, como ulcerações orais, alterações nas articulações periféricas e manifestações cutâneas.

As principais complicações da colite ulcerosa são as hemorragias graves; a perfuração intestinal; a dilatação repentina do cólon; a osteoporose; a litíase (pedras) renal; doenças da pele e articulações; e aumento do risco de cancro do cólon, que é maior em indivíduos com envolvimento de todo o cólon e com mais de 10 anos de evolução da doença. É, por isso, fundamental a vigilância regular mediante a realização de colonoscopia, exame onde se utiliza um colonoscópio, que é um instrumento flexível que permite examinar todo o interior do intestino grosso e que pode recolher de pequenos fragmentos da mucosa para estudo microscópico.


Temperaturas baixas não devem desestimular a rotina de exercícios físicos

As temperaturas baixas que boa parte do país enfrentam nos meses de junho a setembro tendem a mudar a rotina dos praticantes de exercícios físicos e geram dúvidas sobre fazer ou não atividades ao ar livre durante o inverno. O médico Mauricio Milani, especialista em fisiologia do exercício e medicina do esporte, explica qual é a melhor maneira de manter o ritmo na estação com clima mais ameno.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - São Gonçalo do Rio Abaixo - MG

Publicidade