Consultórios e Clínicas em Centro - São João do Jaguaribe - CE

Publicidade

Clínica Popular em São João do Jaguaribe – CE



Fique Sabendo?


Fenda palatina – O que é

A fenda palatina é uma embriopatia que afeta o palato mole e duro em graus variados. Pode associar-se a fenda labial.

A sua incidência anual varia entre 1/3.300 e 1/10.000 nascimentos, sendo mais frequente no género feminino.

Em Portugal, estima-se que cerca de 1 em cada 600 crianças que nasce é portadora de uma fenda labial, palatina ou lábio-palatina. Ou seja, nascem em Portugal cerca de 150 crianças por ano com esta malformação.

 

A fenda palatina tem uma localização mediana, unindo a cavidade bucal às duas fossas nasais e à nasofaringe.

As suas formas clínicas variam desde uma fenda com um entalhe na parte posterior do palato duro até uma fenda completa do palato que se estende até à região posterior.

Existem outros tipos, como a fenda submucosa do palato, que se encontram cobertas por mucosa oral e nasal, tornando o diagnóstico mais difícil.


Alta miopia – Sintomas

O indivíduo míope consegue ver nitidamente de perto, mas tem dificuldade na visão de longe. 

A alta miopia é frequentemente diagnosticada durante a adolescência; pode levar a uma baixa de visão que não é corrigida por óculos, por atrofia da camada do olho responsável pela receção dos estímulos luminosos, o que se traduz em áreas de menor definição no campo visual.  Os doentes com alta miopia devem realizar exames oftalmológicos regulares para verificar a existência de danos oculares pois, em muitos casos, os sintomas não são evidentes. É, ainda assim, aconselhável uma auto-monitorização frequente de modo a identificar precocemente algumas das complicações.

 

Os sintomas que devem levar um alto míope a procurar uma observação oftalmológica são: 

Visualização de flashes de luz (fotopsias)
Visualização de moscas volantes (miodesópsias) 
Baixa de acuidade visual súbita 
Distorção de imagem súbita

 

Estes sintomas podem estar associados a um descolamento de retina ou neovascularização coroideia e necessitam de terapêutica dirigida.


Quantos dias é normal a menstruação atrasar? Quais são as causas principais?

Até 15 dias, pode ser considerado um atraso menstrual normal, inclusive a irregularidade menstrual é comum para a maioria das mulheres. No entanto, para aquelas que apresentam um ciclo regular, um atraso de 5 a 7 dias, já pode significar o primeiro sinal de uma gravidez ou de algum problema.


Electroencefalograma – O que é

Exame indolor que permite registar a actividade eléctrica cerebral e detectar as suas alterações.

O mecanismo que permite obter este registo é um eletroencefalógrafo, um aparelho que permite medir a actividade eléctrica cerebral, através da aplicação de diversos sensores na zona ex-terna da caixa craniana, sobre o couro cabeludo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - São João do Jaguaribe - CE

Publicidade