Consultórios e Clínicas em Centro - Várzea Paulista - SP

Publicidade

Fique Sabendo?


Eczema – Sintomas

Como se manifesta o eczema atópico? 

Prurido associado a sinais como vermelhidão, exsudação, secura e descamação da pele e, em situações mais prolongadas, cicatrizes provocadas por comichão persistente.
Quando as lesões aparecem em determinados locais, variando conforme o grupo etário: nas crianças mais pequenas, na cabeça e nas superfícies extensoras dos membros; nos jovens e nos adultos nas superfícies de flexão (atrás dos joelhos e na frente dos cotovelos) e também nas pálpebras e na região peri-labial.
Ligação a outras doenças alérgicas, nomeadamente asma e/ou rinite alérgica.
Histórico familiar de doenças alérgicas.

 

Como se manifesta o eczema de contacto alérgico? 

Quando existe o contacto, repetitivo ou durante longos períodos de tempo: 

Da pele com um alergénio. Entre as mais frequentemente estão os metais (níquel, crómio, cobalto), os cosméticos, os medicamentos, as borrachas e as colas, entre outros.
A pele manifesta vermelhidão, vesículas com exsudação e prurido no local, podendo esta reação estender-se a outras partes do corpo e persistir mais de uma semana.
A pele apresenta-se seca, gretada, escamosa e endurecida.


Quando faço xixi sai uma gosma amarela clara e tenho dor, o que pode ser?

Isso é sintoma de alguma infecção ou inflamação das vias urinárias. Deve procurar um médico. Preferencialmente um urologista, mas pode ser qualquer médico.


Atividade física é benéfica também para pessoas com doenças cardiovasculares

A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.


Menopausa – Sintomas

Os sintomas resultam, fundamentalmente, da carência de estrogénios que se manifesta em diversos órgãos e sistemas. Os mais precoces resultam de perturbações vasomotoras, psicológicas e génito-urinárias.

As perturbações vasomotoras correspondem aos “afrontamentos” e suores e são as queixas mais comuns, afetando cerca de 60% a 80% das mulheres, e tendem a ser mais intensas nos dois primeiros anos terminando espontaneamente aos cinco anos de menopausa. Os afrontamentos manifestam-se como uma onda de calor que atinge principalmente a metade superior do corpo seguida, após alguns minutos, por suores frios. Acompanham-se de um aumento da frequência e podem associar-se a vertigens. Não são controláveis pela mulher nem previsíveis.

As perturbações psicológicas traduzem-se na dificuldade em adormecer e em manter a continuidade do sono, bem como na ocorrência de insónias matinais. Pode haver sintomas depressivos, embora não esteja ainda bem definida uma associação entre depressão e menopausa.

As perturbações génito-urinárias traduzem-se na atrofia da mucosa vaginal com secura que provoca irritação e dores associadas às relações sexuais. Há, também, maior tendência para infeções urinárias. Este quadro pode reduzir a libido e a autoestima da mulher, prejudicando a vida em casal.

Os sintomas mais tardios da menopausa ocorrem a nível cerebral, cutâneo, articular, cardiovascular, ósseo e no peso. Neles se incluem maior incidência de doença de Alzheimer e de acidentes vasculares cerebrais, menor elasticidade da pele, com o aparecimento mais intenso de “rugas”, mais queixas articulares, sobretudo a nível das mãos, maior incidência de enfarte agudo do miocárdio nas mulheres a partir dos 50 anos, aumento da ocorrência de osteoporose e ganho de peso. A diminuição dos níveis de estrogénio aumenta ainda o risco de doenças da retina, glaucoma e cancro do cólon.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Centro - Várzea Paulista - SP

Publicidade