Consultórios e Clínicas - Cirurgião de Cabeça e PescoçoEncontre Cirurgião de Cabeça e Pescoço com Preço Acessível
Renato De Santos Freitas – Santos – SP
Immef Instituto Da Mulher E Medicina Fetal De Curitiba – Curitiba – RJ
Cleonice Rosa – Sao Jose Do Cedro – SC
Medz Servicos Medidos – Rio De Janeiro – RJ
Hapvida – Unidade de Autorização, Cadastro e Biometria – Maceió
Francisco Carneiro De Andrade – Campinas – SP
Clínica Popular em Junco do Maranhão – MA
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Cirurgia de Cabeça e Pescoço ou também Cirurgia Cérvico-facial é uma especialidade médica, essencialmente apoiada em procedimentos cirúrgicos, também considerada um ramo da oncologia, que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias neoplásicas malignas e benignas, e das afecções congênitas e de algumas condições inflamatórias que acometem a região do víscero-crânio ou face e da área cervical ou pescoço. As doenças tumorais ou não que ocorrem no endocrânio, onde se aloja o cérebro, são de competência primária da Neurocirurgia. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode, dependendo da inclusão ou não em sua formação, atuar na área de trauma de face, cirurgia corretivas do víscero-crânio e cirurgia crânio-facial oncológica, podendo inclusive obter o certificado na área de atuação em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. Por ser uma área de atuação relativamente jovem, e por ser oriunda de diferentes raízes a partir dos principais locais onde começou a se individualizar como especialidade (nos Estados Unidos, mais da Cirurgia Geral e da Odontologia cirúrgica, e nos países da Europa, mais da Otorrinolaringologia), aliado ao fato de que a designação, por si mesma, não ser muito explicativa, paira ainda muita confusão sobre o que venha a ser realmente essa especialidade, qual seu verdadeiro campo de atuação e sua ligação com a Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que é uma especialidade Odontológica que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como: traumatismos e deformidades dento-faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do trágus a pirâmide nasal, de trás para diante. O Cirurgião de Cabeça e Pescoço é, essencialmente, um cancerologista, lida portanto com tumores ou neoplasias, embora nem sempre com aquelas de natureza maligna.Isto indica uma tendência da atuação em parceria entre o Cirurgião de Cabeça e Pescoço e o Cirurgião Buco maxilofacial. Em pacientes adultos as neoplasias representam o maior contingente de pacientes. Entre as crianças predominam as anomalias congênitas.
O cirurgião de cabeça e pescoço é o médico responsável pelo diagnóstico, seguimento e tratamento dos pacientes (adultos e pediátricos) portadores de tumores benignos e malignos na região da cabeça e pescoço. Trata-se de uma especialidade médica que requer como pré-requisito a formação em Cirurgia Geral. O tempo de especialização em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pode variar de 2 a 3 anos de Residência Médica, a depender do serviço selecionado. Se identifica com o perfil da especialidade o profissional que pretende exercer técnicas cirúrgicas complexas e elaboradas, principalmente em pacientes oncológicos.
Consulta Popular Cirurgião de Cabeça e Pescoço
O foco dos médicos especialistas em Cabeça e Pescoço são os tumores benignos e malignos que surgem nessas regiões. Estes profissionais distinguem-se pelo profundo conhecimento anatômico e fisiopatológico destes segmentos complexos, que possuem uma grande quantidade de nervos, músculos e vasos sanguíneos. No geral, os procedimentos realizados pelos profissionais de Cabeça e Pescoço não submetem os pacientes a grandes riscos. No entanto, por se tratar de uma área bastante sensível do corpo, as cirurgias desta especialidade exigem extrema precisão e conhecimento específico. Tais requisitos são fundamentais para evitar sequelas e para que o problema não volte a aparecer. Dr. Acklei Viana, Cirurgião de Cabeça e Pescoço (CRM 11656 / RQE 11538). Lesões em estruturas da cabeça e do pescoço podem gerar problemas para atividades comuns, mas fundamentais no nosso dia a dia. Atos como falar, comer e se expressar, por exemplo. As doenças originadas nessa região, como o câncer, também podem se espalhar pelo corpo e provocar complicações ainda mais sérias. Assim, o objetivo do médico especialista em Cabeça e Pescoço é tratar os pacientes e minimizar os impactos da doença no seu dia a dia. Principais Indicações Os nódulos e os tumores na tireóide são os problemas mais comuns atendidos pelos profissionais de Cabeça e Pescoço. Outros exemplos de atuação são os tratamentos de tumores no couro cabeludo, nas glândulas salivares, na boca e na garganta. Inclusive os casos de câncer pele na região de cabeça e do pescoço podem necessitar do conhecimento desse profissional especializado. Por conta dessas características, a especialidade de Cabeça e Pescoço está em constante contato com diversas outras áreas da Medicina. É o caso da Endocrinologia e da Dermatologia, que costumam encaminhar pacientes com suspeita ou diagnóstico de tumores nessas regiões. Áreas da saúde como a Odontologia também estabelecem uma relação estreita com o profissional de Cabeça e Pescoço. Muitas vezes, o dentista é o primeiro a detectar alguma anormalidade na saúde do paciente e a encaminhá-lo para o especialista. Sintomas que levam ao médico de Cabeça e Pescoço Como vimos, muitos pacientes são encaminhados ao especialista em Cabeça e Pescoço por médicos de outras especialidades. Porém, o paciente também podem procurar o médico de Cabeça e Pescoço sem necessariamente depender de uma indicação. Os principais sintomas de que você deve procurar um especialistas nessa área são: Feridas na língua, boca ou garganta com mais de 3 semanas de duração; Alterações na voz ou na deglutição com mais de 3 semanas de duração; Aparecimento de nódulos no pescoço.
O especialista, além de atuar na aérea oncológica prioritariamente, pode exercer as atividades profissionais em outras subespecialidades correlatas tais como: cirurgia crânio-maxilo-facial (atuando em transtornos congênitos orofaciais ou trauma); cirurgia endócrina (tratando distúrbios da glândula tireoide); microcirurgia plástica (realizando reconstruções complexas cérvico-faciais) e cirurgias endoscópicas nasais (abordando principalmente tumores da base do crânio).
Área de Atuação Cirurgião de Cabeça e Pescoço
Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial Cirurgião de Cabeça e Pescoço