Consultórios e Clínicas - Cirurgião PediátricaEncontre Cirurgião Pediátrica com Preço Acessível
Cemog Centro Especializado De Mastologia Obstetricia – Maraba – PA
Clinica De Vacinas Santa Clara Patrocinio – Patrocinio – MG
S R Medicina E Psicologia Piracicaba – Piracicaba – SP
Clinica De Fraturas E Ortopedia Santa Clara – Sao Paulo – SP
Policlinica Fernandopolis – Fernandopolis – SP
Heriberto Facanha Barreto – Fortaleza – CE
Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!
Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta.
No Brasil, sua formação inicia-se com um período de dois anos de treinamento em Cirurgia Geral, durante os quais o médico residente recebe treinamento em Anestesiologia, Terapia Intensiva, em diversas especialidades cirúrgicas e em urgências cirúrgicas. Após esses dois anos, se aprovado, pode candidatar-se a um programa de residência médica em Cirurgia Pediátrica, composto de três anos de treinamento na especialidade propriamente dita.
Em Portugal, o internato consiste em 72 meses distribuídos do seguinte modo: 12 de Cirurgia Geral, 42 de Cirurgia Pediátrica, 3 de Pediatria Médica, 3 de Ortopedia, 3 de Cirurgia Plástica, 3 de Neurocirurgia, 2 de Cirurgia Cardíaca e Cirurgia do Tórax, 2 de Obstetrícia e 2 de Neonatologia. A avaliação (teórica, prática e curricular) é feita no final de cada ano e do internato. Finalizado este período de formação, o médico adquire o grau de especialista.
O treinamento específico no tratamento de crianças é único entre todas as especialidades cirúrgicas além de particularmente exigente e intenso pelas características dos programas de residência médica na especialidade.
Seu espaço de atuação inclui as afecções urológicas, a cirurgia oncológica, cirurgia da cabeça e do pescoço, do tórax, cirurgia gastrenterológica, o transplante de órgãos e a cirurgia bariátrica em adolescentes.
Entre as tecnologias disponíveis, incluem-se as técnicas cirúrgicas convencionais, a cirurgia torácica videoassistida, a cirurgia videolaparoscópica e a endoscopia.
Para o médico receber o Título de Especialista em Cirurgia Pediátrica precisa, após os seis anos de Graduação em Medicina, dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e mais 3 anos de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica em Serviços credenciados pelo Ministério da Educação e sob rígido controle da Comissão Nacional de Residência Médica e da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, filiada à Associação Médica Brasileira. Isto totaliza no mínimo cinco anos de treinamento após o Curso de Medicina. O Cirurgião Pediátrico é um profissional especialmente treinado e habilitado a lidar com lactentes e crianças que necessitem diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças potencialmente cirúrgicas que acometem entre outros os tratos digestório, urinário e respiratório, sejam defeitos congênitos , traumatismos graves ou tumores sólidos da infância de caráter benigno ou maligno.
Consulta Popular Cirurgião Pediátrica
O cirurgião pediátrico é o médico especialista no tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas da criança desde o nascimento até o fim da puberdade. A formação do especialista exige no mínimo 11 anos de dedicação, então além dos 6 anos de graduação em Medicina, é necessário cursar residência médica em Cirurgia Geral por dois anos e depois cursar mais 3 anos de residência médica em Cirurgia Pediátrica.Esta especialidade médica tem área de atuação extensa e envolve múltiplos sistemas do corpo humano (digestório, respiratório, geniturinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético). Por tratar muitas vezes de pacientes com doenças complexas, os procedimentos cirúrgicos demandam infraestrutura especial, em hospital com disponibilidade de equipamentos e materiais cirúrgicos adequados às diversas faixas etárias, além de suporte de terapia intensiva neonatal e pediátrica.Você poderá encontrar um cirurgião pediátrico em uma consulta agendada no consultório ou durante uma emergência, quando estiver no hospital. A seguir, serão citadas algumas patologias frequentes na infância que demandam avaliação de um especialista em Cirurgia Pediátrica:
Fimose: é quando a pele que recobre a porção final do pênis termina em um anel muito estreito, não permitindo a exposição da glande (cabeça do pênis), causando desconforto, problemas de higienização e até infecções. Nestes casos, o cirurgião pediátrico é o especialista mais indicado para avaliar e dizer se haverá necessidade de cirurgia ou não.
Hérnia umbilical: situação em que a criança apresenta um abaulamento na região da cicatriz umbilical, ou seja, o umbigo fica estufado, principalmente aos esforços. Nem todas as hérnias umbilicais necessitam de cirurgia e o exame físico realizado pelo especialista é primordial para a tomada de decisão.
Hérnia inguinal: doença que acomete mais os meninos do que as meninas e consiste num inchaço ou caroço na virilha da criança, que piora aos esforços (correr, chorar, evacuar). Devido ao risco de complicações graves, todas as hérnias inguinais em crianças necessitam de cirurgia.
Sinus pré-auricular: nódulo ou orifício localizado em qualquer lugar adjacente ao ouvido externo, é o buraquinho antes da orelha, que pode ser assintomático ou causar dor e infecções de repetição.
Além de tratar tais doenças cirúrgicas muito comuns na infância, o cirurgião pediátrico também atua no tratamento e acompanhamento de malformações mais raras e pouco conhecidas pela população geral, como atresia de esôfago, imperfuração anal, megacólon congênito, atresias intestinais, tumores, etc.Portanto, sempre que houver suspeita de doença cirúrgica em uma criança, a avaliação por um especialista na área é essencial. A criança não é um adulto em miniatura e apresenta necessidades especiais em relação àquelas encontradas nos adultos, sendo que o cirurgião pediátrico é o profissional especialmente treinado e habilitado para lidar com toda complexidade e peculiaridades das patologias cirúrgicas da infância.
A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas, desde o período neonatal até o fim da puberdade. Tem área de atuação extensa, envolvendo vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).
A formação do cirurgião pediátrico atualmente dura cinco anos. É necessário cursar Residência Médica em Cirurgia Geral por dois anos, e depois em Cirurgia pediátrica por mais três anos. O cirurgião pediátrico pode atuar tanto na assistência à saúde, quanto nas áreas de pesquisa e ensino.
O cirurgião pediátrico atua em casos cirúrgicos de rotina e emergenciais. Por ser especialidade com grande área de abrangência, normalmente o cirurgião está ligado a algum serviço hospitalar, em conjunto com várias especialidades pediátricas.
O mesmo profissional está apto a tratar desde o recém-nascido que apresente um diagnóstico de malformação congênita que necessite de tratamento cirúrgico, até o adolescente com abdome agudo. Por se dedicar a uma especialidade tão ampla, é necessária atualização teórica frequente, assim como o aprendizado de novas técnicas cirúrgicas.
Por tratar muitas vezes de pacientes com doenças complexas, a prática da especialidade demanda infraestrutura adequada, com disponibilidade de equipamentos e materiais cirúrgicos adequados às diversas faixas etárias, além de suporte de terapia intensiva neonatal e pediátrica.
Área de Atuação Cirurgião Pediátrica
Cirurgião Pediátrica