Consultórios e Clínicas - Cirurgião TorácicaEncontre Cirurgião Torácica com Preço Acessível

Publicidade

Clinica Fernando Del Piero – Vitoria – RJ



Carolina Naglio Kalil Dias Mococa – Mococa – SP



Carla Maria Gallo Lamarao – Belem – PA



Gsst Seguranca E Saude Do Trabalho – Sao Paulo – SP



Rita Aparecida Ribeiro Amorim Sorocaba – Sorocaba – SP



Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Cirurgia torácica é a especialidade médica que cuida das doenças cirúrgicas do tórax e do sistema respiratório (parede torácica, traquéia, brônquios, pulmões, pleuras e mediastino).

A especialidade surgiu com o tratamento da tuberculose, se aprimorou com o tratamento do câncer de pulmão, e se firmou com a videocirurgia, que ampliou o acesso à cavidade torácica, permitindo procedimentos minimamente invasivos e abordagem cirúrgica a inúmeras patologias intratorácicas, seja com o intuito de diagnosticar ou de até curar uma doença.

Desde os anos 90, a cirurgia torácica vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento na área da saúde, devido ao início da cirurgia de hiperidrose e ao crescimento do câncer de pulmão (tanto em número de casos novos quanto em número de mortes).

Por tratar de uma grande diversidade de doenças, desde fraturas de costela e sudorese excessiva, passando por pneumotórax e derrame pleural, até câncer de pulmão e doenças pulmonares que exigem transplante do órgão, o cirurgião torácico muitas vezes trabalha em parceria com outros especialistas, como infectologistas, pneumologistas, oncologistas e cardiologistas, aliando seus conhecimentos ao desses para obtenção de uma melhor resposta no tratamento de seus pacientes.

Por esse envolvimento com diferentes especialidades, o cirurgião torácico necessita de profundo conhecimento em cirurgia geral, pulmonar, cervical, ortopédica, cardíaca e vascular, necessário para o tratamento adequado das mais diversas patologias que envolvem o tórax.

O profissional da área é o cirurgião torácico, este deve ter um conhecimento mais avançado em cirurgia geral, pulmonar, cervical, ortopédica, cardíaca e vascular. Desde grandes procedimentos à menores, procurando um diagnóstico preciso.

O surgimento da especialidade se deu a partir do tratamento de tuberculose, depois desenvolveu para o tratamento de câncer no pulmão e se sustentou com videocirurgias, ampliando o acesso à cavidade torácica, permitindo um procedimento minimamente invasivo.

Por tratar uma grande quantidade de doenças, como fraturas de costela, sudorese excessiva, pneumotórax, câncer de pulmão e outras doenças pulmonares que exigem transplante de órgãos ou intervenção cirúrgica.

Além disso, a especialidade diagnostica e trata doenças infectologistas, pneumologistas, oncologistas e cardiologistas.

A ida ao cirurgião torácico é recomendada para o tratamento de alguma doença que envolve os pulmões, as vias aéreas e as pleuras. A pleura são duas membranas bastante finas que juntas envolvem o pulmão. A pleura parietal é um revestimento interno nas paredes da cavidade torácica.

Outras doenças também podem ser tratadas com um cirurgião torácico, como deformidades no tórax, tumores do mediastino e até doenças que se desenvolvem longe do tórax, como a Miastenia Gravis, que é a fraqueza muscular generalizada, ou a hiperidrose, que é principalmente o excesso de transpiração nas mãos ou axilas.

Antes das cirurgias é necessário que o paciente faça uma avaliação com o clínico do Centro Médico, anestesista e psicólogo antes de realizar qualquer procedimento. Desta forma, todas as dúvidas são esclarecidas.

Consulta Popular Cirurgião Torácica
A toracotomia é o termo usado quando há necessidade de se abrir o tórax. Normalmente, a abertura se faz entre as costelas, onde se coloca um afastador para que os cirurgiões possam ter acesso à cavidade torácica. A toracotomia é utilizada para procedimentos de grande porte, tais como lobectomia (retirada de um lobo do pulmão), pneumonectomia (ou pneumectomia, retirada de um pulmão inteiro), ressecção de grandes tumores, decorticações pulmonares extensas etc.

A cirurgia torácica trata doenças da caixa torácica por meio de intervenções convencionais, vídeo-assistidas, guiadas por imagem ou pela endoscopia, com exceção das cirurgias de coração, caso sejam eletivas.

Porém, também pode acontecer de o cirurgião torácico ser responsável ou consultado em situações relativas a cabeça e pescoço e diafragma. No Brasil, é comum que o profissional realize ainda intervenções no esôfago pelo abdômen.

Em diferentes cenários, o especialista em cirurgia torácica trabalha em colaboração com outros médicos, como pneumologistas, radiologistas intervencionistas, radio-oncologistas, oncologistas e cirurgiões em geral. Esses médicos são encarregados de determinar a melhor abordagem para doenças oncológicas, infecciosas ou funcionais.
Área de Atuação Cirurgião Torácica
Endoscopia Respiratória Cirurgião Torácica

Publicidade