Consultórios e Clínicas em Cohab - Belem - PA

Publicidade

Zaqueu Alexandre De Miranda – Belem – PA



Fique Sabendo?


Manter hábitos saudáveis ajuda a enfrentar a gripe

Começa, nesta segunda-feira (23), para 54,4 milhões de brasileiros o período de vacinação contra a gripe.


Bruxismo – Sintomas

Os principais sintomas são dores de cabeça, desconforto na articulação temporomaxilar, dores nos músculos da face e nos pavilhões auriculares, rigidez dos ombros, limitação dos movimentos de abertura da boca e perturbações do sono. Ocorre ainda desgaste do esmalte dos dentes ou mesmo fratura de peças dentárias, inflamação das gengivas, excessiva mobilidade dos dentes e a sua perda prematura.

As dores de cabeça são o sintoma mais comum, ocorrendo três vezes mais nas pessoas com bruxismo do que nas restantes.

Nas crianças, é comum ocorrer associado a obstrução nasal e queixas respiratórias resultantes de hipertrofia das amígdalas e adenóides. É também normal ocorrerem alterações de comportamento e de atenção neste cenário.


Quanto tempo devo repousar depois da cauterização no útero?

O período exato de repouso após a cauterização do útero pode variar de mulher para mulher dependendo de como foi o procedimento.


Litíase renal (pedras nos rins) – O que é

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.

Em muitos casos nada se pode fazer para impedir a sua formação; no entanto, é importante fazer um estudo da situação, com análises e avaliação da alimentação, no sentido de tentar identificar a causa para a sua formação, como uma dieta com excesso de proteínas e de sal, ou pouca água, ou ainda algum fator metabólico (ácido úrico) e, desta forma, prevenir a formação de novos cálculos.

A litíase renal é uma doença muito comum, estimando-se uma incidência global de 2% a 3%. É a terceira patologia mais frequente do aparelho genitourinário, sendo apenas ultrapassada pelas infeções urinárias e pelos problemas da próstata. A maior proporção dos cálculos renais é de constituição mista, sendo que cerca de 30% são formados por um único tipo de mineral. O mais frequentemente encontrado é o oxalato de cálcio.

Os homens apresentam o dobro da tendência para desenvolvimento de cálculos em relação às mulheres e o primeiro episódio ocorre por volta dos 30 anos. No género feminino, existem dois picos de incidência, aos 35 e aos 55 anos.

A recorrência é elevada e admite-se que 50% dos doentes não tratados voltam a ter litíase num período de cinco anos.

Após um período mais ou menos longo em que não provocam sintomas, a passagem de um desses cálculos para o ureter (o canal que transporta a urina entre os rins e a bexiga) desperta uma crise de dor intensa, denominada cólica renal. Além de provocarem dor, estes cálculos podem ocasionar infeções urinárias ou redução da função renal a longo prazo.


Os dados contidos nessa base de conhecimento são estritamente informativos, e não dispensa a consulta ou atendimento por profissional especializado na área.
Publicidade

Precisa de ajuda? Fale com nosso atendimento!

Consultórios e Clínicas Cohab - Belem - PA

Publicidade