Água oxigenada no ouvido faz mal? É verdade que cura gripe?
Dúvidas relacionadas
Instabilidades do Punho – O que é
Em virtude de seu posicionamento e de seu arco de movimento, o punho é suscetível a constantes forças axiais e vetores de deformação.
A estabilidade do punho é definida como a capacidade deste manter o equilíbrio estático e dinâmico entre as articulações sob as cargas fisiológicas e movimentos. A instabilidade corresponde ao distúrbio desse equilíbrio, relacionado com lesões ósseas e/ou ligamentares, resultando numa incapacidade de manter as relações anatómicas e articulares e ocasionando um défice do desempenho, com e dor e colapso do punho.
As lesões agudas e repetitivas no punho são uma das principais causas de instabilidade do punho. Essa instabilidade pode ainda estar associada a outras doenças como a osteonecrose, as doenças inflamatórias crónicas (artrite reumatóide), algumas doenças neurológicas e neoplásicas, além de malformações congénitas específicas. As fraturas do rádio e do escafóide também podem estar relacionadas com instabilidade.
A instabilidade do punho é uma condição frequentemente negligenciada. Uma adequada interação entre médicos e radiologistas é essencial para se fazer diagnóstico correto, assim se evitando a evolução da doença, preservando a qualidade de vida dos doentes.
Aplicação de plasma rico em fatores de crescimento – O que é
Por que as grávidas têm de tomar ácido fólico? Para que serve?
Febre amarela – O que é
A designação febre amarela resulta da coloração que a pele e os olhos adquirem nas situações mais graves, devido à icterícia.
Estima-se que esta doença atinja atualmente cerca de 200 mil pessoas e 30 mil mortes anuais, das quais cerca de 90% ocorrem em África. As áreas de risco são as regiões tropicais deste continente e a América do Sul. Frequentemente ocorrem epidemias que podem infetar mais de 20% da população não vacinada.
Têm sido registados alguns casos de febre amarela em países da América do Norte e da Europa. São, de um modo geral, em pequeno número e resultam da importação dos territórios onde ela é mais prevalente.