Alergias – O que é

Publicidade

As alergias são respostas exageradas do organismo após o contacto com o ambiente que o rodeia, sendo mais frequentes quando existe uma tendência familiar, isto é, um risco genético para a sua ocorrência. Ou seja “as alergias são um excesso de defesas”, por oposição a outras situações clínicas em que existe falta de defesas.

Para além da genética, muitos fatores de risco relacionados com o estilo de vida das sociedades ocidentais – sedentarismo, alteração da dieta, obesidade, poluição dentro e fora dos edifícios, exposição a alergénios, consumo excessivo de medicamentos, nomeadamente de antibióticos – são algumas dos atributos com peso significativo no aumento da expressão quase explosiva que ocorreu nas doenças alérgicas nas últimas décadas. Na Europa, estas enfermidades afetam cronicamente mais de um terço da população e Portugal não é exceção.

A Imunoalergologia ou Alergologia baseia a sua atividade na promoção da saúde, prevenindo, a vários níveis, situações que afetam a qualidade de vida das populações, da asma à rinite, da urticária ao eczema, da alergia alimentar à medicamentosa.


Dúvidas relacionadas


Dor na vagina após transvaginal: o que pode ser?

Sentir dor na vagina após o ultrassom transvaginal não é propriamente normal. Durante o exame a mulher pode sentir algum desconforto, devido à pressão exercida pelo transdutor no canal vaginal. Mesmo assim, a maioria das pacientes não sente dor ou incômodo.


Ataque epiléptico – Doenças e Tratamentos

Os sintomas da epilepsia, ou dito corretamente, de uma crise epiléptica, são definidos pelos doentes como singulares impressões sensoriais. Na prática o doente exibe sintomas convulsivos, contrações musculares involuntárias e desmaios.


Coceira na cabeça é sinal de doença no couro cabeludo?

Sim, coceira na cabeça pode ser sinal de inflamações e infecções no couro cabeludo, como foliculite (inflamação no local onde nasce o fio de cabelo), micose, dermatite seborreica (caspa) e dermatite de contato (alergia).


É possível prevenir o mal súbito?

Como o próprio nome diz, ele chega sem muito aviso. E, como mencionado, o mal súbito pode ser a manifestação de inúmeras doenças. Dessa forma, quando seu pano de fundo está associado às questões neurológicas, como fator de risco a idade avançada, a prevenção é mais difícil.

No entanto, o que é possível prevenir são as causas que levam ao mal súbito. Por exemplo, o AVC está ligado a aterosclerose e a hipertensão. Então. a saída é incluir na rotina cuidados que protejam a saúde do coração e possibilitem seu bom funcionamento.


Publicidade
Publicidade