Alimentando-se sem glúten e sem lactose

Publicidade

Para facilitar o dia a dia de quem possui restrições alimentares, separamos um universo de dicas, sugestões e informações.


Dúvidas relacionadas


Pápulas – O que é

Uma pápula é uma elevação circunscrita da pele, de consistência sólida, na maioria dos casos com menos de 1 cm de diâmetro.

Ao contrário das máculas, as pápulas são perfeitamente perceptíveis ao tacto, caso se proceda à palpação da zona afectada.


Rotura tendinosa do ombro – O que é

As lesões dos tendões do ombro ocorrem em diversos desportos comuns, como o ténis ou outros desportos de raquete e a natação.

O mecanismo de lesão dos tendões pode resultar de um processo de hipertrofia ou de inflamação que aumentam o volume do músculo e do tendão e afetam a sua mobilidade ou de uma redução do espaço disponível na articulação relacionado com a formação de esporões ósseos. Outra possibilidade é a fraqueza de um tendão aumentar a instabilidade articular, assim aumentando o risco de lesões.

Dos diversos tendões que podem ser lesados no ombro, o mais importante é o tendão do músculo bicípete.

Este músculo situa-se na região anterior do braço e insere-se no cotovelo e no ombro. Quando ocorre uma rotura a nível do ombro, a força no braço é perdida e torna-se impossível fazer a sua flexão. O músculo bicípete insere-se no ombro através de dois tendões.

O tendão mais longo apresenta maior tendência para rotura, uma vez que é mais vulnerável ao longo do seu trajeto. São muito raras as roturas do tendão mais curto e, por esse motivo, em muitos casos continua a ser possível utilizar este músculo mesmo com uma rotura completa do tendão mais longo.

Dependendo da extensão rotura, o tratamento poderá ser meramente sintomático ou cirúrgico.

Estas roturas podem ser parciais ou completas e podem ocorrer em simultâneo com a lesão de outras estruturas do ombro.

Muitas vezes, o processo é gradual, ocorrendo a rotura quando se tenta erguer um objeto pesado.


Caroço na cabeça: o que pode ser?

Caroço (nódulo) na cabeça, mais especificamente no couro cabeludo, pode ser sinal de dermatite seborreica, cisto sebáceo ou hematomas.


Excesso de pele no orgão genital masculino, tem como remover?

Sim. A postectomia pode ser realizada para correção da fimose ou para a retirada do excesso de pele.


Publicidade
Publicidade

Adriana De Franca Ferraz – Recife – PE



Cons Medico Luciano Lovisi Seco – Sao Paulo – SP



Ite Instituto De Terapia Especializada – Sumare – SP