Alzheimer – O que é
A doença de Alzheimer constitui numa alteração neurológica que causa perda de memória e declínio cognitivo progressivos. Atualmente é o tipo de demência mais comum, sendo responsável por 60% a 80% dos casos nos Estados Unidos: em 2013, 6,8 milhões de pessoas foram diagnosticadas com demência, dos quais cinco milhões classificados como Alzheimer. Em 2050, espera-se que os números dupliquem.
A doença de Alzheimer, de instalação insidiosa e progressão lenta, afeta, primeira e predominantemente, a memória episódica, com o doente a começar a ter dificuldades em lembrar-se de fragmentos recentes da sua vida (onde coloca os objetos, os recados, o que comeu no dia anterior, em que dia do mês está).
Dúvidas relacionadas
Menarca é a primeira menstruação?
Sim, menarca é a primeira menstruação, que geralmente acontece quando a menina tem entre 9 e 13 anos de idade. Contudo, para algumas mulheres a menarca pode só chegar aos 14 ou 15 anos, já que a idade da primeira menstruação pode variar de acordo com fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
Carboidratos – Alimentação
São nutrientes responsáveis por gerar energia para o nosso corpo. Podem ser divididos em carboidratos complexos, presente em cereais e farinhas integrais, e carboidratos simples. Os complexos possuem baixo índice glicêmico e são indicados para uma alimentação saudável, já os simples, encontrado em pães brancos e macarrão, por exemplo, possuem alto índice glicêmico e acarretam o ganho de gordura corporal.
O que é linfonodo sentinela?
Linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo a receber as células cancerígenas de um tumor. As células tumorais chegam ao linfonodo sentinela através da linfa, um fluido formado pelo plasma sanguíneo e que circula pelo corpo nos vasos linfáticos.
Para que serve o exame de transaminase oxalacética?
O exame de transaminase oxalacética, também conhecido como TGO ou AST, é usado para detectar doenças e problemas no fígado e na bile. A transaminase oxalacética é uma enzima encontrada em todo o corpo, mas a sua maior concentração está no fígado. Por isso, quando ele sofre alguma lesão, a TGO extravasa para a corrente sanguínea e o exame apresenta valores altos.