Amebíase – Doenças e Tratamentos

Publicidade

Infecção no intestino causada pelo parasita Entamoeba histolytica que pode ser ativo (trofozoíto) ou inativo (quistos).


Dúvidas relacionadas


Tosse? Falta de ar? Sintomas que podem indicar sinal amarelo para o fumante

A dificuldade para respirar alerta: chegou a hora de parar!


Colesterol – O que é

É uma das várias substâncias produzidas pelo corpo e é importante para a nossa saúde. Parte do colesterol é produzido pelo nosso organismo – o fígado e outras células produzem cerca de 75% do total – e a outra parte, cerca de 25%, vem da nossa dieta, dos alimentos de origem animal que ingerimos.

O colesterol é um dos fatores de risco mais bem conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Em níveis elevados, é responsável por cerca de um terço de todas as doenças cardiovasculares no Mundo, estimando-se que cause 18% do total das doenças cerebrovasculares, 56% do total das doenças isquémicas cardíacas e cerca de 4,4 milhões de mortes, representando cerca de 7,9% do total.

Em relação a Portugal, cerca de 68,5% dos portugueses apresenta valores de colesterol iguais ou superiores a 190 mg/dl. Aproximadamente um quarto dos portugueses apresenta colesterol de risco elevado (>240 mg/dl) e 45,1% apresenta risco moderado (190-239 mg/dl).


Os transtornos de ansiedade têm cura? Qual o tratamento?

Sim, têm cura, na maioria dos casos (70%). Em média, um em cada três pacientes não responde ao tratamento convencional (resposta ausente ou insuficiente).


Incontinência anal – O que é

A incontinência anal consiste na perda involuntária de fezes e/ou gases pelo ânus.

Pode resultar de lesão traumática do aparelho esfinteriano anal (trauma obstétrico ou perineal, complicação local de intervenções cirúrgicas ano-retais) ou da perturbação funcional neuromuscular do esfínter anal devido a doenças crónicas (diabetes mellitus, esclerose múltipla, etc) ou neoplasias.

Esta patologia condiciona geralmente uma alteração do equilíbrio emocional, social e psicológico do doente, que muitas vezes oculta os sintomas atrasando o seu diagnóstico.


Publicidade
Publicidade

Natalia Braga Hortencio Juca – Fortaleza – CE