Anemia – O que é

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 25% da população mundial poderá ter algum tipo de anemia, não existindo, contudo, dados concretos sobre o número de casos em Portugal.

A anemia é uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do conteúdo de hemoglobina no sangue para valores inferiores aos considerados normais.

Existem no nosso sangue três tipos fundamentais de células: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Todas estas células são formadas na medula óssea, que se situa no interior dos ossos. 

Os glóbulos brancos ajudam a combater as infeções e as plaquetas são essenciais para a coagulação. Já os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, que transporta oxigénio a partir dos pulmões para todo o corpo e, inversamente, transporta dióxido de carbono a partir dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões.

Na anemia, os glóbulos vermelhos deixam de ser capazes de distribuir oxigénio ao organismo de forma eficaz.

Para que se possam produzir glóbulos vermelhos e hemoglobina, o organismo necessita de ferro, vitamina B12, folatos e outros nutrientes que obtém através da dieta.


Dúvidas relacionadas


Práticas Integrativas no SUS

Meditação, acupuntura, plantas medicinais, musicoterapia. Você sabia que essas são algumas das 29 práticas integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS? E que algumas delas podem ajudar as pessoas que querem parar de fumar ou ter um peso saudável? As práticas integrativas são ações complementares de cuidado e podem estar perto de você.


Dor no peito ao respirar: o que pode ser? Pode ser grave?

A dor no peito ao respirar pode ser provocada por situações simples, como cansaço (fadiga), dor muscular, um trauma ou por doenças graves como problemas no coração e pulmão.


Crostas – O que é

As crostas são massas de consistência e cor variáveis.

São formadas a partir da dessecação de sangue, líquido inflamatório ou pus proveniente de uma lesão subjacente, acabando por se desunirem com a reparação do tecido cutâneo.


10 Motivos para Mudar de Anticoncepcional

Os principais motivos para mudar de anticoncepcional costumam ser os efeitos colaterais que o medicamento pode provocar. Se a mulher não estiver se sentindo bem com o anticoncepcional oral, injetável ou adesivo, é preciso tentar um outro que provoque menos reações adversas.


Publicidade
Publicidade

Consultorio De Nutricao – Engenheiro Beltrao – PR



Consultorio De Fernando Andrade Souza Vieira – Itaperuna – RJ



Consulta Consultoria E Servicos Em Saude – Rio De Janeiro – RJ