Anemia – Sintomas
Nas fases mais avançadas, à fadiga associa-se:
Falta de força generalizada
Palidez
Dores de cabeça
Irritabilidade
Alterações do sono
Tonturas
Dificuldade de concentração
Depressão
Tensão arterial baixa
Ritmo cardíaco acelerado
Respiração acelerada com sensação de opressão
Desmaios
Unhas quebradiças
Perda de apetite
Extremidades frias
Se a anemia evoluir sem tratamento, tenderá a agravar outros problemas de saúde, como a insuficiência cardíaca, por exigir um esforço acrescido ao coração.
Dúvidas relacionadas
Dor ciática – O que é
Não é uma doença mas sim um sintoma de uma condição médica subjacente. A dor ciática inclui dor, formigueiro, fraqueza ou adormecimento que se originam na zona lombar, descem pela região glútea até à porção posterior da perna, acompanhando o trajeto do nervo ciático. Este é o mais longo do corpo e estende-se da região lombar da medula espinal até à região posterior de cada perna, enviando depois ramificações até ao pé. A dor ciática resulta da compressão ou irritação deste nervo e, por isso, acompanha o seu curso.
A sua frequência varia, conforme os estudos, entre 1,6% e 43% das populações avaliadas. É mais comum na meia-idade, ocorrendo raramente antes dos 20 anos. De um modo geral, a evolução é favorável mas em cerca de 30%, os sintomas duram um ano ou mais.
A maioria dos casos resulta de uma hérnia de um disco intervertebral que comprime uma raiz nervosa. Outras causas possíveis são apertos do canal que envolve a medula espinal, e tumores ou quistos que comprimem as raízes nervosas.