Aneurisma da aorta – O que é

Publicidade

A aorta é a maior artéria do corpo, sendo responsável pelo transporte de oxigénio do coração para todo o organismo. A parte da aorta que passa pelo tórax é designada aorta torácica e a que passa pelo abdómen, aorta abdominal. 

O aneurisma da aorta corresponde a um alargamento anormal da parede da aorta e pode ocorrer em qualquer local ao longo do seu trajeto. Consoante a sua forma, podem ser designados de fusiformes (mais alongados) ou saculares (em forma de saco, mais pequenos que os fusiformes). A  aorta abdominal é o local mais frequente de aneurisma arterial. Define-se como uma dilatação focal, envolvendo todas as camadas vasculares, com um diâmetro maior ou igual a três centímetros. A maioria ocorre no segmento da aorta situado abaixo dos rins. São quatro a cinco vezes mais frequentes no género masculino e a sua incidência aumenta com a idade, sendo raros antes dos 60 anos. A mortalidade associada à sua rutura é de cerca de 80%. Quando os aneurismas são detetados antes desse evento catastrófico e revelem dimensões em que esteja indicada a correção cirúrgica, a mortalidade associada a esse procedimento ronda os 5%, e, como tal, importa ponderar o benefício da deteção precoce através da realização de ações de rastreio.


Dúvidas relacionadas


O que é angioma?

Angioma é uma proliferação anormal de vasos sanguíneos. Trata-se de um tumor benigno que surge principalmente na pele, mas também pode aparecer em órgãos internos como fígado, cérebro, trato gastrointestinal, entre outros.


Secreção endurecida e fedida na garganta, o que pode ser?

Essa secreção dura e fétida que sai da garganta chama-se Caseo ou Caseum. Ela consiste numa mistura de muco, células mortas e material acumulado em pequenos orifícios das amídalas, que eventualmente são expelidos. O ideal é procurar um Médico Otorrinolaringologista que vai examinar a sua garganta e dizer o que precisa ser feito, porém na maioria das vezes a conduta é expectante e paliativa.


Dores de Garganta nas Crianças – O que é

As dores de garganta nas crianças são uma causa frequente de preocupação para os pais e, consequentemente, de procura de cuidados médicos.


Fibromialgia tem cura?

Fibromialgia não tem cura. Contudo, é possível controlar os sintomas através de um tratamento que pode incluir medicamentos, atividade física, fisioterapia, acupuntura, psicoterapia entre outras formas de terapias não medicamentosas.


Publicidade
Publicidade

Batistella E Silva Araras – Araras – SP



Clinica De Urologia Souza Junior – Caceres – MT