Angiografia – Vantagens e benefícios

Publicidade

Além de permitir avaliar o padrão de circulação de um determinado órgão, este exame tem ainda a vantagem de ser dinâmico (se as imagens forem obtidas à medida que a substância é administrada é possível avaliar a velocidade da circulação, o seu padrão de distribuição, a sua simetria e todas essas informações podem ser extremamente relevantes).

 

Alguns dos órgãos mais frequentemente estudados pela angiografia são a retina, o coração e o cérebro.

 

Este exame pode ainda ser conjugado com outros, como a ressonância magnética ou a tomografia computorizada e, desse modo, as imagens da circulação são integradas com as imagens do próprio órgão permitindo a obtenção de ainda mais elementos de diagnóstico.

 

Em alguns casos, o momento da realização da angiografia pode ser aproveitado para se instituírem medidas terapêuticas, como uma angioplastia (dilatação de um vaso sanguíneo estreitado), remoção de um coágulo ou colocação de uma rede dentro do vaso de modo a mantê-lo aberto e funcionante.


Dúvidas relacionadas


Esteatose hepática grau 1, qual é o tratamento?

O tratamento da esteatose hepática é feito através de dieta equilibrada, com pouca gordura e açúcar, exercícios físicos, emagrecimento e interrupção do consumo de álcool. O objetivo dessas medidas é reverter o acúmulo de gordura no fígado. Há casos de esteatose hepática que precisam de medicamentos.


Distrofias retinianas – Sintomas

Os sintomas e o seu início dependem da distrofia e do gene envolvido. Os doentes com distrofia experienciam frequentemente:

 

Perda de acuidade visual: dificuldade em ler ou ver ao longe com nitidez
Alteração dos campos visuais: presença de áreas de menor nitidez ou alterações na visão periférica 
Nictalópia: dificuldade visual à noite ou em ambientes escuros 
Fotofobia: desconforto com luz intensa ou visualização de flashes de luz
Discromatópsia: alteração na percepção das cores


O que é febre maculosa e quais os sintomas?

Febre maculosa é uma doença infecciosa grave, transmitida pela picada de carrapatos infectados por bactérias do gênero Rickettisia. A bactéria ataca a parede interna dos vasos sanguíneos, o que pode trazer sérias complicações e causar a morte se a doença não for tratada a tempo.


Em que idade o orgão genital masculino começa a crescer?

O orgão genital masculino, órgão genital masculino, começa a crescer por volta dos 12 anos de idade, no início da puberdade. Esse crescimento se dá por completo no final da puberdade e início da idade adulta, entre 18 e 21 anos.


Publicidade
Publicidade

Rita De Cassia Cunha Bianchini – Cubatao – SP



Leonardo Monteiro De Castro Machado – Maringa – PR