Arritmias – O que são?

Publicidade

As alterações do ritmo cardíaco (arritmias) ocorrem quando os impulsos elétricos do coração que coordenam os batimentos cardíacos não são emitidos de um modo adequado, fazendo com que o coração bata demasiado depressa (taquicardia), demasiado devagar (bradicardia) ou de um modo irregular.

O coração é um órgão muscular com quatro cavidades concebidas para trabalharem de modo ininterrupto e eficaz durante toda a vida. As paredes musculares de cada cavidade contraem-se numa sequência precisa e, durante cada batimento, expulsam a maior quantidade de sangue com o menor esforço possível. Essas contrações das fibras musculares do coração são controladas por descargas elétricas que o percorrem seguindo diferentes trajetórias a uma velocidade determinada.

A frequência cardíaca em repouso é de 60 a 100 batimentos por minuto. Muitos adultos jovens apresentam frequências cardíacas mais baixas, sobretudo se estiverem em boas condições físicas. As variações nestas frequências são normais e podem resultar do exercício, da inatividade, da dor, ansiedade, entre outras causas. Só quando o ritmo é inadequadamente rápido ou lento, ou quando os impulsos elétricos seguem vias anómalas, é que se considera que o coração tem um ritmo anormal (arritmia).

Para além disso, é frequente este quadro ser inofensivo, no sentido em que todas as pessoas podem apresentar batimentos irregulares ocasionalmente. No entanto, as arritmias podem ser desconfortáveis e, por vezes, colocar a vida em risco. Durante uma alteração de ritmo cardíaco, o coração pode não ser capaz de bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode causar danos no cérebro, coração e outros órgãos.

A maioria afeta indivíduos com mais de 60 anos, dada a presença de doença cardíaca e de outros problemas de saúde que se podem associar às arritmias. A fibrilhacão auricular é a arritmia mais frequente e afeta cerca de 1% das pessoas com menos de 55 anos. Este tipo aumenta de frequência ao longo da vida, sobretudo entre os 65 e os 80 anos. Considerando-se a elevada taxa de mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) em Portugal e assumindo-se que a fibrilhação auricular está na base de 15% dos AVC isquémicos, entende-se que é importante controlar esta arritmia como forma de prevenir a ocorrência de AVC.


Dúvidas relacionadas


Dicas para ter uma alimentação mais saudável

Dá para comer bem, coisas gostosas, sem comprometer a saúde. Para começar, no mercado, substitua os alimentos ultraprocessados, aqueles muito industrializados, por alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, carnes, ovos, leite, frutas, verduras, legumes. Assista o vídeo e confira as outras dicas que a Juliana tem para você.


4 causas principais de vômito verde e o que posso fazer

O vômito verde é provocado principalmente pela presença de bile, que ocorre devido ao jejum prolongado, e ingestão de alimentos e bebidas de cor verde. Geralmente, vomitar verde não indica doenças graves.


Caseum pode ser transmitido pelo beijo e pela saliva?

Não, caseum não pode ser transmitido pelo beijo e pela saliva, não se transmite de pessoa para pessoa.


O que é gordura pré-peritoneal? É perigoso?

Gordura pré-peritoneal é uma das camadas que recobrem o abdômen e não é perigosa porque faz parte das estruturas normais do organismo.


Publicidade
Publicidade

Denise Tosetto Nogueira – Araraquara – SP



Cnc Cardiologia Nuclear Curitiba – Curitiba – PR



Secao De Bombeiros De Petrolina – Petrolina – RJ