Azia – O que é

Publicidade

É um sintoma de uma perturbação digestiva e não uma doença em si. Ocorre, por exemplo, no refluxo gastroesofágico, condição na qual o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago lesando as suas paredes.

A azia faz parte de um quadro mais abrangente de sintomas que se designam por dispepsia, termo que significa má digestão. Esta caracteriza-se por um conjunto de sinais que se relacionam com a digestão dos alimentos, tais como dor ou desconforto abdominal, sensação de enfartamento, eructações, vómitos, azia ou perda de apetite. Trata-se de um problema comum e estima-se que cerca de 30% da população adulta sofra ou tenha sofrido desta patologia. Em Portugal, cerca de 3% a 4% das consultas médicas de clínica geral são devidas a esta sintomatologia.


Dúvidas relacionadas


Doença renal crónica – O que é

Consiste numa lesão renal com perda progressiva e irreversível da função renal. Na sua fase mais avançada, os rins deixam de ser capazes de manter a normalidade no meio interno do paciente.

Estima-se que em Portugal mais de 800 mil pessoas sofram desta doença. Todos os anos são registados 2.200 novos casos em fase terminal, existindo atualmente 14 mil doentes dependentes de diálise, dos quais cinco mil são transplantados. Pode atingir todas as idades e géneros, embora a sua incidência seja maior nos adultos e idosos.

A diabetes, a obesidade e a hipertensão arterial são três dos fatores que contribuem para que no futuro os números possam ser ainda mais altos, razão pela qual o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais.

A insuficiência renal pode ser aguda, quando aparece de forma brusca, tendendo normalmente a recuperar, e crónica, quando a falência dos rins se produz de forma lenta e progressiva, sem possibilidades de recuperação. É importante sublinhar que um único rim saudável é suficiente para manter uma função renal completamente normal.


Como é a cirurgia para pedra nos rins?

A cirurgia para pedra nos rins pode ser feita com ondas de choque, laser, introdução de sonda pela uretra ou ainda por meio de cirurgia aberta. O tipo de tratamento cirúrgico para os cálculos renais depende principalmente do tamanho, da forma e da localização da pedra.


Rosácea – Sintomas

Os sintomas variam de doente para doente mas a maioria dos casos apresenta estes sintomas e sinais:

Rubor: a  vermelhidão geralmente é persistente e localiza-se na região central da face. Pode ocorrer dilatação dos vasos cutâneos que se tornam visíveis e que se designam como telangiectasias.
Rosácea inflamatória: as lesões cutâneas podem tornar-se volumosas e duras como borbulhas, pápulas e pústulas. Estas lesões são dolorosas e contém frequentemente exsudado com pus.
Espessamento da pele do nariz (rinofima): com a progressão da doença, a pele que reveste o nariz torna-se espessada e deforma o nariz que se torna bulboso. Esta condição é mais frequente no homem.
Rosácea ocular: as pálpebras podem tornar-se vermelhas edemaciadas e os olhos secos e inflamados. Habitualmente precede o aparecimento das alterações cutâneas.


Refluxo laringo-faringeo – O que é

O refluxo laringo-faringeo é uma condição na qual o ácido produzido no estômago reflui pelo esófago até à garganta provocando alterações na mucosa.

O ácido do estômago pode subir pelo esófago até à faringe e laringe, produzindo uma lesão química da sua mucosa que, ao contrário da do esófago, não possui proteção para o mesmo. Assim, pode-se estar na presença do refluxo laringo-faringeo, sem ter os sintomas clássicos e sem haver alteração nos exames de endoscopia habitualmente realizados.


Publicidade
Publicidade

Maioli E Nagahata Clinica Medica De G E Obstetricia – Sao Paulo – SP



Martins Florenzano Servicos Medicos – Sao Paulo – SP



Clinica Cardiologica Dr Adena – Cuiaba – MT