Azia – O que é

Publicidade

É um sintoma de uma perturbação digestiva e não uma doença em si. Ocorre, por exemplo, no refluxo gastroesofágico, condição na qual o conteúdo ácido do estômago reflui para o esófago lesando as suas paredes.

A azia faz parte de um quadro mais abrangente de sintomas que se designam por dispepsia, termo que significa má digestão. Esta caracteriza-se por um conjunto de sinais que se relacionam com a digestão dos alimentos, tais como dor ou desconforto abdominal, sensação de enfartamento, eructações, vómitos, azia ou perda de apetite. Trata-se de um problema comum e estima-se que cerca de 30% da população adulta sofra ou tenha sofrido desta patologia. Em Portugal, cerca de 3% a 4% das consultas médicas de clínica geral são devidas a esta sintomatologia.


Dúvidas relacionadas


Quais os sintomas do período fértil?

Os principais sintomas do período fértil são as modificações que ocorrem no muco vaginal, que fica mais abundante e transparente na ovulação, semelhante a uma clara de ovo. Outros sinais e sintomas comuns durante o período fértil incluem:


Secreção endurecida e fedida na garganta, o que pode ser?

Essa secreção dura e fétida que sai da garganta chama-se Caseo ou Caseum. Ela consiste numa mistura de muco, células mortas e material acumulado em pequenos orifícios das amídalas, que eventualmente são expelidos. O ideal é procurar um Médico Otorrinolaringologista que vai examinar a sua garganta e dizer o que precisa ser feito, porém na maioria das vezes a conduta é expectante e paliativa.


Hipertensão arterial secundária de causa endócrina – O que é

Designa-se como hipertensão secundária a hipertensão arterial associada a uma causa direta que pode ser identificada e tratada. A maioria dos casos de hipertensão arterial não apresenta uma causa aparente facilmente identificável, sendo conhecida como hipertensão essencial. Uma pequena proporção dos casos de hipertensão arterial é devida a causas muito bem estabelecidas.

A hipertensão secundária de causa endócrina está relacionada com o sistema endócrino, formado pelo conjunto de glândulas que segregam hormonas que são disponibilizados na circulação sanguínea pela hipófise, hipotálamo, tiroide, suprarrenais, pâncreas, ovários, testículos e tecido adiposo. Pode ser desencadeada por tumores ou outras anormalidades que fazem com que algumas glândulas do sistema endócrino secretem quantidades excessivas de hormonas que elevam a pressão sanguínea.


Tuberculose pleural tem cura? Como é o tratamento?

Sim, tuberculose pleural tem cura.


Publicidade
Publicidade

Emc Ecocardiografia Ltda – Belo Horizonte – MG



Cd Coutinho Centro De Estetica – Macae – RJ