Bexiga neurogénica – O que é

Publicidade

A bexiga neurogénica consiste na perda do funcionamento normal da bexiga provocada por lesões de uma parte do sistema nervoso. A bexiga neurogénica pode ter origem numa doença, num trauma ou num defeito de nascença que afecte o cérebro, a espinal medula ou os nervos que se dirigem para a bexiga, para o seu esfíncter ou para ambos. Existem diversos tipos de bexiga neurogénica: de baixa actividade, quando é incapaz de se contrair e de esvaziar bem, ou hiperativa, quando se esvazia por reflexos incontrolados.

A função normal da bexiga é armazenar a urina e eliminá-la de um modo coordenado através da uretra. Essa coordenação é regulada através de uma interacção complexa entre o sistema nervosa central e periférico e, se ela for perturbada, pode-se instalar um quadro de bexiga neurogénica.


Dúvidas relacionadas


Frieira e micose são a mesma coisa?

A frieira, também conhecida como pé de atleta, é uma micose no pé. A micose é uma infecção de pele causada por fungo. No caso da frieira, a infecção é causada pela presença e proliferação de fungo no pé. O seu nome é tinea pedis e é o tipo mais comum de micose.


Após largar o tabagismo, Fabiana passou a incentivar outras pessoas a deixarem o cigarro

A jornalista Fabiana Gabriel fumou durante 20 anos. Depois que largou o cigarro, descobriu novos prazeres: cozinhar, saborear melhor os alimentos, fazer exercícios e incentivar pessoas a deixarem o tabagismo.


Causas neurológicas do mal súbito:

  • crise convulsiva aguda: relacionada a doenças como meningite e epilepsia ou até mesmo um sangramento;
  • AVC hemorrágico: quando há lesão do tecido cerebral provocada por uma hemorragia no interior do crânio;
  • AVC isquêmico: quando há perda de fluxo transitório (ou permanente) na região cerebral, em razão de algum bloqueio no fornecimento de sangue e oxigênio.


Cataratas – Sintomas

A manifestação principal das cataratas é uma redução gradual da visão, tanto para perto como para longe. Nas fases iniciais, a diminuição da visão pode não ser aparente.

Como o cristalino vai mudando de cor ao longo do processo de formação da catarata, tornando-se mais amarelo e acastanhado, a visão vai adquirindo uma tonalidade diferente, tornando difícil distinguir certas cores.

Outros sintomas possíveis são:

Presença de halos em torno das luzes
Diminuição da visão noturna
Visão dupla
Necessidade de mudar frequentemente de graduação nos óculos


Publicidade
Publicidade

Juliana Vendramini Rossi – Ribeirao Preto – SP



Cons Medico Luciano Antonio Nassar Pellegrino – Sao Paulo – RJ



Consultorio Medico Dr Luciane Victorio – Conquista D’oeste – MT