Botulismo – O que é
O botulismo é uma doença rara mas grave e potencialmente mortal, causada pela bactéria Clostridium botulinum. Este micróbio produz esporos que libertam substâncias tóxicas – a toxina botulínica – para o nosso sistema nervoso, provocando um quadro de paralisia dos músculos, com insuficiência respiratória e eventualmente morte. Esta toxina é considerada a mais letal produzida por uma bactéria e talvez a mais mortal de todos os venenos. Classifica-se como um agente biológico, de potencial bioterrorismo.
Dúvidas relacionadas
Trombose venosa profunda tem cura? Qual o tratamento?
Sim. A trombose venosa profunda (TVP) tem cura.
Tem diverticulite? Saiba mais sobre o que você (não) deve comer
Baseie a sua alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados, aposte nas fibras e beba mais água.
Icterícia Neonatal – Sintomas
O sintoma principal é a própria icterícia, mas em casos de incompatibilidade sanguínea, associada a grande destruição de glóbulos vermelhos, pode haver palidez da pele e das mucosas por anemia associada.
Rizartrose – O que é
A artrose é uma doença que causa inflamação, rigidez e destruição das articulações. Numa articulação normal a cartilagem recobre as extremidades ósseas permitindo-lhes mover-se suavemente e sem dor. A articulação da base do polegar é formada por um dos ossos do carpo (Trapézio) e o primeiro dos três ossos do polegar (Metacárpico). Esta articulação (Trapézio-Metacárpica) permite a mobilidade e a preensão do polegar com os outros dedos. Na osteoartrose a camada de cartilagem deteriora-se e os ossos roçam entre si. Frequentemente afeta a articulação da base do polegar, também chamada trapézio-metacárpica. A artrose trapézio-metacárpica (rizartrose) vai lentamente destruindo a articulação.
A artrose trapézio-metacárpica (Rizartrose) é mais frequente nas mulheres com mais de 40 anos, mas qualquer pessoa pode tê-la. Geralmente afeta ambos os polegares.
A dor causada por esta artrose pode ser muito incapacitante para as atividades do dia a dia.
Destruição Articular pela Artrose
Os topos dos ossos estão cobertos pela cartilagem. Esta cobertura atua como uma almofada, permitindo aos ossos moverem-se suavemente. A artrose destrói a cartilagem e os ossos passam a mover-se um contra o outro quando move o polegar, tornando-se a articulação inflamada e dolorosa. Com o tempo os ossos podem colapsar, luxar provocando deformação e rigidez não permitindo esticar o dedo