Bronquiolite – O que é

Publicidade

A bronquiolite é uma inflamação aguda das vias aéreas inferiores, muito frequente nos dois primeiros anos de vida e com predomínio no fim do outono e no inverno.

Os bronquíolos são as vias aéreas menores e mais estreitas que fazem a comunicação entre os brônquios de maior calibre e os alvéolos. Os alvéolos são a porção dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigénio e de dióxido de carbono. O vírus sincicial respiratório é o agente responsável por mais de 70% dos casos. Por vezes, num mesmo episódio de bronquiolite aguda, pode estar implicado um ou mais agentes infeciosos.

É extremamente contagiosa e a transmissão faz-se pelo contacto com secreções respiratórias contaminadas. Embora a tosse produza aerossóis (pequenas gotículas infetadas) que as crianças inalam, o modo mais frequente de transmissão é através das mãos que possuem secreções infetadas. Habitualmente, as crianças adquirem a patologia após terem estado expostas a membros da família com a infeção ou a crianças doentes, no infantário. Como tal, a lavagem das mãos antes de lidar com os bebés é das medidas mais importantes para diminuir o contágio.

A bronquiolite aguda carateriza-se por uma obstrução das vias aéreas de pequeno calibre (bronquíolos), dificultando a entrada do ar nos pulmões. Atinge sobretudo crianças menores de dois anos (incidência máxima entre o primeiro e sexto mês de vida). Grande parte é contagiada por este vírus e desenvolve bronquiolite leve não necessitando de cuidados hospitalares. Os casos mais graves (1% a 2% dos casos) terão que ser internados nos serviços de pediatria.


Dúvidas relacionadas


O que é parto humanizado?

Parto humanizado é um parto em que as condutas e as atitudes profissionais estão centralizadas nas necessidades da mulher. No parto humanizado, as intervenções ou os procedimentos são realizados apenas quando existe uma indicação real e não por rotina.


Excisão de cálculos renais e ureterais – O que é

O tratamento cirúrgico dos cálculos pode ser por cirurgia “aberta”, endoscópica ou percutânea. Os cálculos são formações sólidas de sais minerais e outras substâncias como oxalato de cálcio e ácido úrico, vulgarmente designadas por ”pedras”.

Existem cálculos que passam espontaneamente, sem provocar danos, nem infeção, pelo que não constituem qualquer ameaça para a saúde. Pelo contrário, aqueles que obstruem o sistema urinário, provocam dor, comprometem a função renal e predispõe a infeções, representam ameaça para a saúde, pelo que devem ter tratamento imediato.

 Muitas pessoas eliminam cálculos urinários sem sequer saber da sua existência.


Excesso de gases: o que pode ser e como tratar?

O excesso de gases se apresenta principalmente como eructação (popularmente conhecido por “arroto”) e a flatulência (“pum”). Podem ocorrer por uma série de motivos e o tratamento dependerá exatamente da causa desse problema.


Anosmia – O que é

O olfato tem uma enorme responsabilidade na qualidade de vida, não só na perceção do cheiro dos alimentos e do ambiente, mas também no seu papel de alerta para vários perigos como o fumo, o gás ou a comida estragada. 

Anosmia é a perda total ou parcial do olfato, anosmia ou hiposmia respetivamente, com potencial risco de vida associado à não perceção de situações perigosas como uma fuga de gás, o cheiro a fumo ou a queimado, além da falta de noção do odor a comida estragada.


Publicidade
Publicidade

Rosa Gabriela Santos – Aracaju – SE



Liduina Uchoa Lopes Pereira – Sao Luis – MA