Bronquite – O que é
Este processo pode ser agudo ou crónico: a bronquite aguda acontece durante um curto período de tempo; já na crónica, os sintomas ocorrem durante a maioria dos dias do mês, ao longo de pelo menos três meses e em dois anos consecutivos.
Na bronquite ocorre uma hipertrofia das glândulas que produzem muco ao longo das vias aéreas, o que explica a tosse produtiva típica desta doença. À medida que a patologia avança, a limitação ao fluxo de ar aumenta e podem surgir complicações como o enfisema pulmonar.
Em Portugal, trata-se de uma condição muito frequente. De acordo com um estudo realizado no país, a bronquite aumenta de prevalência com a idade, sendo de cerca de 12,5% nos homens e de 10,2% nas mulheres com idades entre os 75 e os 84 anos. Em termos globais, a bronquite afeta cerca de 3,7% da população portuguesa.
Dúvidas relacionadas
Hiperplasia foveolar é grave? Qual é o tratamento?
Atividades físicas ao ar livre
Epitrocleíte – O que é
Trata-se de uma tendinite que se associa a dor na região interna do cotovelo. Essa dor pode irradiar para o antebraço e para o pulso.
É uma perturbação semelhante ao cotovelo de tenista mas, ao contrário desta tendinite que afeta a região externa do cotovelo, aqui é afetada sua região interna.