Cálculos renais – Sintomas

Publicidade

A permanência de cálculos no aparelho urinário pode não ter indícios ou desencadear sintomas muito intensos, nomeadamente a cólica renal e complicações clínicas graves, que podem terminar em insuficiência renal crónica.

Quando um cálculo renal se desloca do rim e passa para o ureter ocorre dor intensa na região lombar do mesmo lado, abaixo da inserção das costelas. Essa tende a difundir para a região inferior do abdómen e para a virilha e vir em ondas que variam de intensidade.

Há ainda sofrimento ao urinar, sendo que a urina pode ficar rosada, vermelha ou castanha, como consequência do trauma causado pelo cálculo sobre a parede do ureter. Associa-se frequentemente um quadro de náuseas e vómitos e a uma vontade persistente de urinar. Pode, ainda, ocorrer febre e calafrios. Como regra, à medida que o cálculo se vai deslocando, a dor varia de local e de intensidade.


Dúvidas relacionadas


Benefícios da prática de lutas vão bem além do condicionamento físico

A prática de artes marciais contribui para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora.


Olhos inchados: quais as causas e tratamento?

Os olhos (na verdade, geralmente as pálpebras) podem ficar inchados por diversos motivos, quando estão inflamadas, quando a inflamação ocorre no(s) olho(s), ou quando há um excesso de fluidos (edemas) nos tecidos conjuntivos em torno dos olhos. Este inchaço pode ser doloroso ou não e afetar os olhos, as pálpebras superiores e as inferiores. A inflamação pode ser devida a:


Cancro do Fígado – O que é

O cancro do fígado é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares).

As células epiteliais do fígado são as responsáveis pela constituição do tecido do fígado. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular.

 

Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA) tornam-se células de cancro. Estas não morrem quando envelhecem ou se danificam e produzem novas células, que não são necessárias, de forma descontrolada e dando lugar à formação de um cancro.

 

Ao contrário das células normais, as células de cancro do fígado não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes ou disseminando a outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.


Oclusão venosa da retina – O que é

A oclusão venosa retiniana consiste numa obstrução total ou parcial das veias da retina e é segunda causa mais frequente de doença vascular  da retina. A obstrução do sistema venososo retiniano conduz ao ingurgitamento e dilatação das veias da retina, hemorragias, edema do disco óptico, edema e isquémia da retina.

As oclusões retinianas podem ser divididas em oclusão da veia central da retina e oclusão de ramo venoso. A oclusão venosa de ramo é mais frequente (cerca de 80% dos casos) e apresenta melhor prognóstico.


Publicidade
Publicidade

Clínica Popular em Balneário Rincão – SC



Ana Virginia Hofmeister De Andrade – Lorena – SP