Cancro da Pele (não melanoma) – O que é
Nas últimas décadas tem-se observado um aumento significativo dos vários tipos de cancro de pele. Mais de 95% destes cancros de pele não são do tipo melanoma. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular, ou basalioma, e o carcinoma espinocelular.
As células da pele são as responsáveis pela constituição do tecido cutâneo. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, este processo chama-se regeneração celular.
Quando as células normais da pele envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro.
Dúvidas relacionadas
Formigamento nas mãos: o que pode ser e como tratar?
O formigamento nas mãos tem como principal causa, a compressão do nervo mediano, na altura do punho, conhecida por síndrome do túnel do carpo.
Cancro do Testículo – Prevenção
Não existem estratégias de prevenção para o cancro do testículo, nem estão instituídas práticas de prevenção e diagnóstico precoce do mesmo.
Deverá estar atento a eventuais sintomas e consultar o seu médico, caso os mesmos se apresentem.
CHCM baixo, o que pode ser?
CHCM baixo no hemograma significa que existe pouca hemoglobina nos glóbulos vermelhos, ou seja, é sinal de anemia. Isso pode acontecer devido a uma diminuição da produção dessas células do sangue, uma maior velocidade de destruição das mesmas ou ainda por hemorragias.
West Nile, Vírus – Doenças e Tratamentos
Microrganismo transmitido por incestos e detectado pela primeira vez no Vale do Nilo.