Cancro da Tiroide – O que é
As células que constituem um tecido normal crescem e dividem-se à medida que vai sendo necessário, de forma controlada, com o objetivo de substituirem as células envelhecidas e assim preservar a função do órgão ao qual pertencem.
Durante este processo, que é continuo, uma das células pode sofrer uma ou mais mutações genéticas, fazendo com que a sua divisão deixe de ser regulada, passando a ser excessiva, dando origem a um tumor. Nos tumores malignos, as células podem deixar de respeitar os limites do órgão, infiltrando os tecidos vizinhos ou dando origem a colónias celulares noutros órgãos ou estruturas, processo que se designa por metastização.
A tiroide tem, na sua constituição, dois tipos de células endócrinas, que sintetizam e segregam hormonas, e que podem originar tumores malignos distintos: a célula folicular, que segrega as hormonas tiroideias T4 e, em menor quantidade, T3 e a célula C ou parafolicular que produz calcitonina.
Dúvidas relacionadas
Tireoidite linfocitária silenciosa – Doenças e Tratamentos
Incide com maior frequência nas mulheres, habitualmente logo depois do parto, e faz com que a tiroide aumente de volume sem provocar dor.
Aerocolia – Doenças e Tratamentos
Caracterizada pela acumulação excessiva de ar no intestino, a Aerocolia é uma condição benigna que resulta em distensão abdominal. Em alguns casos, dada a intensidade dos sintomas, pode ser altamente incapacitante.
Quais as causas mais comuns de diarreia?
As causas mais comuns de diarreia são as gastroenterites virais, que quase sempre desaparecem espontaneamente em poucos dias. O rotavírus é a causa mais comum de diarreia aguda em crianças.