Cancro da Tiroide – O que é

Publicidade

As células que constituem um tecido normal crescem e dividem-se à medida que vai sendo necessário, de forma controlada, com o objetivo de substituirem as células envelhecidas e assim  preservar a função do órgão ao qual pertencem.

Durante este processo, que é continuo, uma das células pode sofrer uma ou mais mutações genéticas, fazendo com que a sua divisão deixe de ser regulada, passando a ser excessiva, dando origem a um tumor. Nos tumores malignos, as células   podem deixar de respeitar os limites do órgão, infiltrando os tecidos vizinhos ou dando origem a colónias celulares noutros órgãos ou estruturas, processo que se designa por metastização.

A tiroide tem, na sua constituição, dois tipos de células endócrinas, que sintetizam e segregam hormonas, e que podem originar  tumores malignos distintos: a célula folicular, que segrega as hormonas tiroideias T4 e, em menor quantidade, T3 e a célula C ou parafolicular que produz calcitonina.


Dúvidas relacionadas


Fibromialgia – Doenças e Tratamentos

É uma síndrome musculo esquelética crónica, não inflamatória e de causa desconhecida. Está na origem de uma incapacidade física e emocional, por vezes grave, que atinge cerca de dois por cento da população.


Linfoma de Hodgkin – O que é

O Linfoma de Hodgkin é um tipo de cancro hematológico.

Linfoma é um termo genérico para classificar os cancros que se desenvolvem nos linfócitos e consequentemente, nos orgão do sistema linfático. Esta doença assemelha-se a um cancro na medida em que o mecanismo da sua formação é equivalente.

Estes linfócitos anormais, também denominados de células Reed-Sternberg não cumprem a sua função de proteção contra infeções e outras doenças.

Se no caso do Linfoma não Hodgkin as células de origem deste cancro inequivocamente são os linfócitos, no caso do Linfoma de Hodgkin a origem não é tão clara.

Uma vez que os linfócitos circulam por todo o organismo, as células anómalas podem ter origem em qualquer zona do sistema linfático e podem afetar várias partes do organismo, embora a sua disseminação aconteça habitualmente de forma sequencial afetando o conjunto de gânglios imediatamente seguintes.

A esta condição clínica em que a doença afeta de forma generalizada o organismo, dá-se o nome de doença sistémica.

O linfoma de Hodgkin é uma doença que aparece mais frequentemente em adultos jovens com gânglios aumentados de volume no pescoço, no tórax ou em outros locais. Também pode aparecer em idosos. Este linfoma também se pode chamar doença de Hodgkin, isto porque este tipo de linfoma é um cancro que tem geralmente bom prognóstico. Pode ser curada se detetada numa fase precoce.


Qual é o tratamento para peito de pombo?

Depende. O tratamento para “peito de pombo”, varia de acordo principalmente com a gravidade do quadro. Podendo ser indicado tratamento mais conservador, com o uso de uma órtese (colete específico), nos casos mais leves, ou a cirurgia corretiva, nos casos mais graves.


Espondilose – Artrose da coluna – O que é

A espondilose é a forma de doença degenerativa (envelhecimento) das articulações da coluna. Afeta primariamente os discos intervertebrais, e também as articulações interapofisárias e os ligamentos da coluna.


Publicidade
Publicidade

Clinica Psicologica Dr Ana Alice Vilela De Carvalho – Ituiutaba – MG



Andre Luis Moura Sotero – Aracaju – SE



Clinica De Cirurgia Plastica Contin Ltda – Sao Paulo – SP