Cancro da Via Biliar – O que é

Publicidade

O cancro da via biliar é um dos tipos de cancro do sistema digestivo, sendo também um dos tipos de tumores hepatobiliopancreaticos (fígado, pâncreas e vias biliares).

As células epiteliais são responsáveis pela constituição do tecido da via biliar. No seu estado normal, estas células crescem e dividem-se em novas células, que são formadas à medida que vão sendo necessárias, a este processo chama-se regeneração celular.

Quando as células perdem o mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, dando origem a tumores que se chamam colangiocarcinoma.

Ao contrário das células normais, as células de cancro da via biliar não respeitam as fronteiras do órgão, invadindo os tecidos circundantes e podendo disseminar a outras partes do organismo. A este processo dá-se o nome de metastização.

Os cancros da via biliar são doenças raras, geralmente diagnosticadas em fase avançada e por isso com mau prognóstico.


Dúvidas relacionadas


Haemophilus influenzae – O que é

Inicialmente designado de bacilo de Pfeiffer.

É uma bactéria que provoca meningites e septicémias, geralmente em crianças(menores de 5 anos de idade), infecções do ouvido médio, da garganta, celulite e mais raramente outras doenças como pneumonia. É Bacilo Gram-negativo.


O que é flebite e quais os sintomas?

Flebite é um processo inflamatório que acomete a parede de uma veia superficial, sobretudo nas pernas. Sem um tratamento adequado, a flebite pode evoluir para uma tromboflebite, com a formação de coágulos sanguíneos (trombos).


Zona – Doenças e Tratamentos

A zona (ou herpes zóster) é uma doença infecciosa causada pela reativação do vírus da varicela, que produz erupções cutâneas muito dolorosas, constituídas por bolhas (vesículas) cheias de líquido, vários anos apo


Escolhas dos alimentos para as crianças requer atenção das famílias

Com tanta oferta de alimentos embalados em caixas coloridas e com preparo fácil, prático e rápido, o hábito de ingerir produtos saudáveis, in natura ou minimamente processados, está cada vez mais raro.


Publicidade
Publicidade