Cancro do cólon e reto – Prevenção
De acordo com as recomendações internacionais, o diagnóstico precoce deve começar a partir dos 50 anos. Contudo, o momento certo depende do risco individual de cada pessoa de desenvolver a doença, pelo que deverá ser o seu médico a avaliar o seu caso concreto e determinar quando iniciar esta rotina.
Normalmente são utilizados 3 tipos de exames para o diagnóstico precoce do cancro do cólon e recto:
Colonoscopia total – é o exame mais completo pois permite visualizar todo o reto e cólon; a colonoscopia consiste na introdução de um tubo pelo ânus um colonoscópio que permite ao médico ver o interior e procurar pólipos e eventuais lesões; caso detete pólipos, o médico procederá a uma polipectomia, ou seja remove os pólipos encontrados para posterior análise;
Sigmoidoscopia flexível neste exame só é visualizado o reto e a parte inferior do cólon, ou seja o cólon sigmóide; consiste na introdução de um tubo pelo ânus um sigmoidoscópio que permite ao médico ver o interior e procurar pólipos e eventuais lesões; caso detecte pólipos, os mesmos são removidos para posterior análise, tal como na colonoscopia total;
Pesquisa de sangue oculto nas fezes trata-se de um exame indirecto para encontrar sinais de cancro e não a lesão propriamente dita; os pólipos podem sangrar, pelo que a presença de sangue pode ser um indicador importante e caso seja encontrado deverá ser feita uma colonoscopia. Contudo, outras patologias benignas como é o caso das hemorróidas, podem ser a causa da presença de sangue.
Existem outros exames complementares para o diagnóstico precoce de cancro colo-rectal, como o clister opaco e a colonografia por TC.
Dúvidas relacionadas
Corrimento vaginal: significado das cores do corrimento (branco, amarelado, cinza, esverdeado, marrom, vermelho, rosa)
Estou de 6 meses de gravidez e tenho corrimento como se fosse xixi…
Dor nas costas do lado esquerdo, o que pode ser?
Eco doppler – O que é
O Eco Doppler é útil no diagnóstico da presença de coágulos sanguíneos, do funcionamento das válvulas das veias dos membros inferiores, das válvulas cardíacas, de doenças cardíacas congénitas, de oclusões arteriais, de doença arterial periférica dos membros inferiores, de aneurismas ou do estreitamento de artérias, como as do pescoço.
Este exame permite estimar a velocidade do fluxo sanguíneo.